Por Gabriel Mascena/ Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN
“O processo de qualificação é também uma ferramenta de intervenção de políticas públicas de saúde que favorecem muito a resiliência do nosso sistema único de saúde, o SUS”. Sob essa visão, representantes do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) e da Auditoria-Geral do Sistema Único de Saúde (AudSUS) reuniram-se, nesta quarta-feira (01), em um evento de formato híbrido, com o objetivo de apresentar a proposta de criação do Curso de Especialização Nacional para Formação de Auditores do SUS “Especializa AUDSUS”.
O projeto, que é resultado da parceria entre a AudSUS e o LAIS/UFRN, tem como propósito aprimorar as práticas e rotinas do Sistema Nacional de Auditoria (SNA) do SUS, com o uso de variadas atividades formativas, qualificando os profissionais integrantes do sistema. O curso traz a auditoria como um instrumento capaz de medir a efetividade das políticas públicas de saúde desenvolvidas pelo Ministério da Saúde. Segundo Adelina Feijão, Coordenadora-Geral de Inovação e Promoção do SNA – SUS, a expectativa é de qualificar o auditor para que ele possa “dar respostas mais técnicas, com maior reflexão e com maior qualidade para o SUS”.
Em sua fala, o auditor-geral do SUS, Alexandre Rodrigues, deu ênfase ao marco que representa essa oferta de qualificação: “o Sistema Nacional de Auditoria vai poder começar esse novo ciclo, um novo governo, já com um programa de capacitação continuada tão qualificado, específico para área de auditoria do Sistema Único de Saúde”. Ainda de acordo com Rodrigues, será possível unificar o diálogo de maneira transversal com os auditores que atuam em diferentes níveis do Sistema Nacional de Auditoria.
Para Rosires Barros, pesquisadora do LAIS/UFRN e coordenadora da proposta do curso, o projeto é um marco importante para novas práticas e conhecimentos ofertados aos auditores, na manutenção do sistema público de saúde. “A auditoria do SUS é fundamental para garantir que os recursos sejam aplicados de forma correta, que todos tenham direito ao atendimento no SUS, e que os profissionais desse sistema tenham oportunidade de se capacitar para exercer essa atividade”, explicou ela.
Ricardo Valentim, diretor executivo do LAIS/UFRN, destacou a importância do curso em promover a condução de políticas públicas e programas na área de saúde com maior efetividade. “Nós do LAIS e da UFRN entendemos que o processo de qualificação é também uma ferramenta de intervenção de políticas públicas de saúde que favorecem muito a resiliência do nosso sistema único de saúde, o SUS”, finalizou o diretor.
Sobre o curso
O “Especializa AUDSUS” irá ofertar 200 vagas para servidores nos níveis municipal, estadual e federal. A carga será composta por 360 horas em conteúdos disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVASUS), na modalidade autoinstrucional. Nos módulos autoinstrucionais, o aluno acessa materiais e conteúdo de acordo com seu ritmo de aprendizagem e o tempo disponível para essas atividades.