Por Valéria Credidio/ Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN

Um artigo produzido por pesquisadores brasileiros e publicado na Revista Research on Biomedical Engineering  está entre as 10 publicações mais relevantes de 2023. Com o título Development of technologies to support the diagnosis of infectious diseases and cancer to support the primary health care, a publicação é fruto do trabalho conjunto de pesquisadores do Laboratório  de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) e do Núcleo Avançado de Inovação (NAVI/IFRN).

A publicação  demonstra a capacidade de um protótipo composto por dois dispositivos biomédicos  em fazer a triagem de pacientes com sífilis e câncer de próstata ou mama. Conforme descrito pelos pesquisadores, os sistemas biomédicos inovadores desenvolvidos podem auxiliar no diagnóstico de sífilis e câncer com melhorias diagnósticas, minimizando falsos positivos e negativos. Podem também garantir um suporte tecnológico adequado às Unidades Básicas de Saúde e à melhoria dos prognósticos com a expansão dos testes, além disso, possibilitam triagem adequada, apoio ao diagnóstico de qualidade para definição de projetos terapêuticos diferenciados e regulação de procedimentos de média e alta complexidade.

Esses resultados são parte da dissertação de mestrado de Matheus Coutinho e da tese de doutorado do Dionísio Carvalho, além de ter contato com a colaboração de outros pesquisadores, com destaque para os de Engenharia Biomédica, demonstrando a importância da área de formação e pesquisa para se encontrar soluções viáveis e com custos mais baixos para serem aplicadas no Sistema Único de Saúde (SUS).

Para Ricardo Valentim, diretor do LAIS e professor titular do Departamento de Engenharia Biomédica, a visibilidade conquistada pelo trabalho se deve justamente à qualidade científica do artigo, mas principalmente pela relevância para a área de Engenharia Biomédica. “É motivo de muito orgulho nós termos estudantes dos Programas de Pós Graduação em  Gestão, Inovação e Saúde, e em Engenharia Elétrica e da Computação, tendo um artigo que foi considerado entre os 10 melhores no ano de 2023” O diretor do LAIS também ressaltou por ser uma revista de abrangência internacional  mostra a qualidade das pesquisas que estão sendo desenvolvidas. “Um aspecto importante é que, apesar dessa revista ser de abrangência internacional, ela é apoiada também pela Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica”, reforçou.

“Neste artigo, temos a colaboração da dra. Gabriela Albuquerque e do mestrando Luca Pareja Alves, que à época ainda eram estudantes de Engenharia Biomédica da UFRN, além de professores do nosso departamento e do departamento de Engenharia Biomédica da UFPE. Isso tudo demonstra a importância desta área além de nos orgulhar pelo excelente trabalho que vem sendo feito ao longo dos anos”, finalizou a chefe de do Departamento de Engenharia Biomédica da UFRN, Karilany Coutinho.