Valéria Credidio – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN (ASCOM/LAIS)

O Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP+RN) foi reconhecido pelo Governo Federal por sua eficiência na agilidade de atendimentos nos hospitais públicos do Rio Grande do Norte. O reconhecimento veio por meio de reportagem publicada no portal oficial gov.br que ressalta o uso da Assinatura GOV.BR nos prontuários dos pacientes, tendo ultrapassado as 800 mil assinaturas eletrônicas. O novo processo garante a agilidade e transparência, implementando a cultura organizacional do paperless, ou seja, a redução do uso de papel na administração pública. 

O PEP+RN é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte (Sesap/RN) e o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN). O prontuário está funcionando em oito dos principais hospitais da Rede SUS no RN, dentre eles, o Hospital Walfredo Gurgel, o maior hospital público do estado. De acordo com o diretor do LAIS, Ricardo Valentim, a plataforma é uma solução de saúde digital desenvolvida 100% pelo SUS, genuinamente potiguar. “Atualmente, o PEP+RN é considerado uma das mais modernas plataformas para gestão hospitalar, integrada a todo o ecossistema tecnológico da Sesap/RN e do Ministério da Saúde do Brasil, vem promovendo avanços significativos no cuidado dos pacientes internados nos hospitais do Estado que já implementaram essa solução”.

Para o pesquisador do LAIS e gerente do projeto, Fernando Farias, o uso da solução garante mais eficiência e segurança na assistência e cuidado integral ao paciente. “A integração da API de Assinatura GOV.BR ao PEP + RN teve início em novembro de 2024; desde então, já foram assinados eletronicamente mais de 837 mil documentos”, afirma Farias. Ainda segundo ele, esse serviço também gera segurança na validação dos documentos de saúde, assegurando a integridade e autenticidade das informações registradas no prontuário eletrônico do paciente.  “Todas as informações são registradas e mantidas em um ambiente 100% digital, com maior confiabilidade e acessibilidade”, acrescentou. Isso é possível porque a assinatura digital tem a mesma validade de um documento com assinatura física.

O pesquisador relata ainda que o uso da Assinatura GOV.BR também gera sustentabilidade e eficiência. “Estima-se que mais de 3 milhões de páginas deixaram de ser impressas, promovendo economia de recursos e contribuindo para a preservação ambiental”, enfatizou.


No futuro, o serviço também poderá ser utilizado pela população do estado no âmbito do PEP+RN, com previsão de início para o segundo semestre de 2025. “Essa iniciativa permitirá que os cidadãos realizem a assinatura eletrônica de declarações e termos de consentimento relacionados aos atendimentos na rede hospitalar da Sesap, ampliando o acesso à digitalização dos serviços de saúde”, exemplificou.

Confira a reportagem que destaca a solução tecnológica potiguar.