Por Bruno Cássio – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN (ASCOM/LAIS)
Aos 26 anos de idade, Ana Beatriz Araújo Câmara, pesquisadora do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), finalizou uma importante etapa da sua formação acadêmica: no último dia 13 de janeiro de 2025, ela apresentou os resultados do Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O tema escolhido não poderia ser mais atual: “A importância do UX/UI Design no desenvolvimento de plataformas de regulação do acesso aos serviços de saúde: Caso de estudo na Plataforma do Regula RN”.
Essas quatro letras resumem áreas que estão em crescimento em organizações do Brasil e do mundo. “UX” é a abreviatura para User Experience (em inglês) e significa Experiência do Usuário: um conjunto de práticas que buscam gerar interações mais intuitivas, mais funcionais e mais agradáveis entre usuários e produtos ou serviços. Já “UI”, User Interface, também derivada do inglês, corresponde à Interface do Usuário. Em uma comparação simplória, é como se o UX fosse o desenho de um projeto arquitetônico de uma casa e o UI a decoração e o acabamento desse projeto.
A partir da aplicação desses conceitos em sua pesquisa, Ana Beatriz pôde concluir que “o aspecto visual faz uma enorme diferença na aceitação dos sistemas, principalmente, quando a gente fala de sistemas na área da saúde”, afirmou. Com base nos dados coletados e expostos ao longo do trabalho sobre a Plataforma Regula RN que faz a regulação do acesso à assistência em saúde em unidades da Rede SUS no estado, alguns fatores puderam ser destacados como essenciais para essa interpretação: “o feedback positivo dos usuários, a percepção da redução de erros operacionais e elogios a usabilidade e eficiência comprovaram que, quando a gente usa um design intuitivo e agradável, uma base sólida de UX/UI, facilita na adoção e no uso eficiente dos profissionais de saúde”, esclareceu.
Para o orientador do TCC e pesquisador do LAIS/UFRN, Juciano Lacerda, esse estudo fortalece “a ideia de que o desenvolvedor tem que trabalhar com quem vai usar o sistema” e, nesse caso, “foi desenvolvido dentro da Sesap, dentro da Regulação, onde na interação entre desenvolvedores e usuários diretos do sistema foram construídas melhorias efetivas”, complementou. Ainda segundo o professor, que também coordena o Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPgEM/UFRN), ficou comprovado que “o próprio desenvolvedor também pode fazer pesquisa científica para incorporar na usabilidade tanto as questões novas, que estão acontecendo, e ao mesmo tempo, refletir sobre o processo que os usuários se envolvem”.
De acordo com Jordana Paiva, pesquisadora do LAIS/UFRN que co-orientou esse trabalho, “isso mostra a preocupação do Laboratório com todos os sistemas que ele desenvolve; essa parte visual do sistema tem potencial para reter profissionais de saúde, para eles usarem a ferramenta, por ser mais agradável e as informações estarem mais fáceis de serem preenchidas, com isso, os dados registrados são mais fiéis à realidade dos serviços de saúde”, concluiu.
Saúde Digital no RN
O desenvolvimento de implementações para o Regula RN faz parte de um trabalho de cooperação técnica entre o LAIS/UFRN e a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN) que foi iniciado durante o período da pandemia da covid-19, quando se fazia necessária a criação de um sistema de monitoramento inteligente para a regulação de leitos hospitalares, salvando milhares de vida e evitando o colapso no sistema de saúde. Alguns anos depois, plataformas como o RN + Vacina, PEP + RN, Regula RN Vascular e Gestão Hospitalar – Farmácia já fazem parte de cotidiano dos profissionais de saúde e dos cidadãos potiguares, reforçando a consolidação da expansão do processo de Saúde Digital no Rio Grande do Norte.
LAIS/UFRN investe em UX e UI
O Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) mantém um setor chamado de BaseLab, unidade responsável pelo desenvolvimento de produtos digitais (sites, aplicativos web, sistemas e plataformas). A Equipe de Design do LAIS/UFRN, que está inserida no BaseLab, é composta por profissionais e estudantes ligados à Publicidade e Propaganda, Design Gráfico e Tecnologia da Informação. Com o diálogo constante entre essas áreas de conhecimento, é mais fácil alcançar bons resultados na hora de conceber novos projetos visuais para os produtos digitais, que levem em consideração as necessidades dos usuários.