Fruto de uma parceria do LAIS junto ao Ministério da Saúde, com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), atualmente o “Sífilis Não” é o maior projeto de enfrentamento à sífilis no contexto da saúde global.
O principal objetivo da ação interfederativa é contribuir para redução dos casos de sífilis adquirida e sífilis em gestantes no Brasil. Isso vem sendo alcançado através de iniciativas realizadas em quatro eixos distintos: gestão e governança, vigilância, cuidado integral e fortalecimento da educação e comunicação.
A conscientização do enfrentamento à doença é realizado no âmbito da educomunicação, já o aperfeiçoamento e capacitação para a população em geral é feito por meio de cursos disponibilizados através da plataforma AVASUS.
Na parte de análise e predição de dados, são utilizadas as soluções de bigdata e machine learning, além disso, são usadas soluções tecnológicas para criação de salas inteligentes de vigilância epidemiológica e laboratórios de análises.
Ao enfatizar a prevenção em mulheres gestantes, com diagnóstico precoce e tratamento adequado, os casos de sífilis congênita serão eliminados.
Integrar de forma colaborativa todas as ações de vigilância epidemiológica e de atenção em saúde nos territórios do SUS.
A realização de pesquisas acadêmicas e médicas, no âmbito do projeto, que irá proporcionar o desenvolvimento de novas abordagens para o controle dessa IST no país.
Apoiadores de pesquisa do Projeto de Resposta Rápida à Sífilis nas Redes de Atenção, também chamado "Sífilis Não", foram premiados...
Mesmo sendo uma infecção milenar, a sífilis está presente em diversos países do mundo. No Brasil, a prevenção a essa infecção...
Um artigo científico desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio...
Desenvolver equipamentos e dispositivos tecnológicos para auxiliar no cotidiano de pacientes com ELA.
Uma plataforma digital de vigilância epidemiológica que realiza o processamento e a curadoria dos dados sobre a sífilis.
Idealizar e desenvolver uma Caneta à Plasma para remoção de cáries dentárias.