Projetos

Telessaúde Brasil Redes

O Projeto Telessaúde Brasil Redes é uma iniciativa instituída em âmbito nacional pelo Ministério da Saúde, em 2007 como um projeto piloto em 9 estados, tendo sido ampliado para todos os estados da federação em 2011. O trabalho é sustentado por quatro pilares principais que se fundamentam no uso de tecnologia de comunicação e informação: tele-educação, teleconsultoria, telediagnóstico e segunda opinião formativa.

Ele tem o objetivo de fortalecer e ampliar as ofertas de Educação Permanente em Saúde para os profissionais e trabalhadores do SUS, ampliar e melhorar a cobertura dos serviços de saúde, racionalizar os investimentos e melhorar a eficiência do SUS.

Ainda que não seja um pilar específico do projeto, a telerregulação também tem um importante papel, uma vez que possibilita que os pacientes tenham acesso à serviços de saúde de forma mais rápida, através da melhoria do processo de regulação.

Telessaúde Brasil Redes

Benefícios

Conheça as vantagens do projeto

Telerregulação

O projeto vem atuando de forma sistemática no processo de regulação de exames de colonoscopia, já tendo sido regulados mais de 2300 exames no município de Natal/RN fruto de parceria do projeto com o município.

Webpalestras

As webpalestras vêm alcançando um público cativo e o núcleo já ofertou mais de 280 webpalestras nas áreas de nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia, odontologia e outras áreas da saúde.

Teleconsultorias

As teleconsultorias constituem um papel importante do projeto, pois tem por objetivo auxiliar profissionais de saúde na elucidação de dúvidas sobre condutas de tratamento, cuidado, processos de trabalho e atividades relativos ao ofício dia-a-dia do profissional.

Telediagnóstico

O telediagnóstico consiste no serviço de diagnóstico em que o exame é feito em um local e a avaliação e laudos são emitidos em outro. Atualmente são ofertados para exames para as áreas de cardiologia, oftalmologia e demartologia.

Evolução do Projeto

Veja os acontecimentos que marcaram o Telessaúde Brasil Redes

2011

Implantação do Núcleo de Telessaúde.

2012

Desenvolvimento do Teleconsultoria, Tele-educação e OpenPACS.

2013

Desenvolvimento do Telepediatria.

2014

Teleconsultoria 2.0 e cobertura da PB.

2015

Tele-educação 2.0

2017

Telerregulação de exames de colonoscopia.