Telessaúde Brasil Redes

O Telessaúde Brasil Redes é uma iniciativa instituída em âmbito nacional pelo Ministério da Saúde e trata-se de um projeto de teleconsultoria que possibilita acesso à opinião referenciada fornecida por especialista, sustentado por quatro pilares principais: tele-educação, teleconsultoria, telediagnóstico e segunda opinião formativa. Apesar da telerregulação não ser um pilar específico do projeto, ela também é fundamental, uma vez que possibilita que os pacientes tenham acesso à serviços de saúde de forma mais rápida, através da melhoria do processo de regulação.

Entre os objetivos do projeto estão fortalecer e ampliar as ofertas de Educação Permanente em Saúde para os profissionais e trabalhadores do SUS, ampliar e melhorar a cobertura dos serviços de saúde, e ainda, racionalizar os investimentos e melhorar a eficiência do SUS, com foco na Atenção Primária em Saúde.

As principais soluções já desenvolvidas foram a plataforma de teleconsultoria, que torna possível o acesso a especialidades de saúde, por meio de vídeo chamadas ou mensagens de texto com arquivos em anexo, e a plataforma de teleconsulta, para a realização de consultas com equipe multidisciplinar por meio de videochamadas. Até então, já foram realizadas 22.755 teleconsultorias que possibilitaram a resolução de dúvidas de profissionais da ponta do serviço ou a telerregulação de exames de colonoscopia.

Em termos de teleconsultas, já foram realizadas 2.790, nas áreas de fisioterapia, neurologia, fonoaudiologia, assistência social, em atendimentos multidisciplinar para pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Ao todo, a plataforma conta com 7.338 usuários cadastrados e 36.340 acessos registrados.

Saiba mais sobre o projeto

Telerregulação

Atua de forma sistemática no processo de regulação de exames de colonoscopia, já tendo sido regulados mais de 2300 exames no município de Natal/RN fruto de parceria do projeto com o município.

Webpalestras

Alcança um público cativo, e já ofertou mais de 280 webpalestras nas áreas de nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia, odontologia e outras áreas da saúde.

Teleconsultorias

Constituem um papel importante do projeto, pois como objetivo auxiliar profissionais de saúde na elucidação de dúvidas sobre condutas de tratamento, cuidado, processos de trabalho e atividades relativos ao ofício dia-a-dia do profissional.

Leia também

Logo do Projeto Neuroaudiologia

Neuroaudiologia

Atua na compreensão, diagnóstico e resolutividade de transtornos auditivos.

Logo do Projeto Um anjo para ELA

Um anjo para ELA

Ferramenta de monitoramento remoto dos sinais vitais dos pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

Logo do Projeto Autonomus

Autonomus

Iniciativas desenvolvidas para reduzir os impactos da ELA na qualidade de vida do paciente