Construir um processo de desenvolvimento na educação leva tempo. Contudo, o trabalho pode ganhar maior sustentabilidade quando alinhado a ferramentas ofertadas pela tecnologia. Essa foi a reflexão apresentada pelo norueguês Gard Titlestad, secretário-geral da International Conference on Data Engineering (ICDE). O pesquisador participou da 1ª Conferência Internacional de Inovação Tecnológica em Saúde com a palestra “Inovação e Educação Transformadora para um Mundo Sustentável”, em que tratou principalmente das metas de desenvolvimento sustentável previstas pela Organização das Nações Unidas.
De acordo com Gard, a inovação é um processo que prevê a mudança de metodologias. Dessa forma, com o mundo cada vez mais dinâmico, esse processo torna-se natural. “A inovação é a implementação de um produto novo ou significativamente melhorado, quer seja um bem, serviço ou processo, um novo método de marketing, organização ou de relações exteriores. O mundo hoje em dia está mais aberto, e esse é o caminho para a mudança social”, declarou ele.
O pesquisador afirmou que, para gerar alicerces na questão de educação, é preciso dar suporte a alunos e educadores. “A construção de competências é crucial. É preciso ter uma direção para as mudanças, e as metas para o desenvolvimento sustentável são uma boa direção a seguir. É preciso ter esperança. E isso só é possível com o uso da tecnologia na educação, auxiliando na construção de soluções acessíveis”, completou.