Jordana Vieira / Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN (ASCOM/LAIS)
A gestão e o controle, como pilares para garantir a sustentabilidade do sistema público de saúde, foi o tema que marcou a conclusão do “I Seminário Internacional de Formação e Qualificação do SNA/SUS”, após três dias de intensos debates e reflexões sobre o futuro do Sistema Nacional de Auditoria (SNA) do Sistema Único de Saúde (SUS). A conferência de encerramento foi proferida por Cláudia Veloso, professora associada da área de Inovação, Controle e Fiscalização da Universidade de Aveiro e da Universidade Aberta de Portugal/UAb, que abordou o tema “Gestão, Controle, Eficiência e Sustentabilidade na Saúde”.
Ao decorrer de sua apresentação, a professora destacou a necessidade de caminhar para um sistema público de saúde mais sustentável, dessa forma, será possível manter um programa eficiente a longo prazo e atender as necessidades da população atual, sem comprometer a capacidade das futuras gerações. “A sustentabilidade está ligada à saúde, à comunidade, ao financeiro, pensando justamente nas pessoas e no planeta; a sustentabilidade tem que ser vista como um todo”, disse a professora.
Entre comparações do SUS com o Serviço Nacional de Saúde (SNS), organismo que realiza serviços de saúde pública no território de Portugal, ela retomou todos os temas discutidos ao longo do Seminário, com um apanhado das reflexões em torno do controle, eficiência e sustentabilidade do Sistema Nacional de Auditoria do SUS, entidade responsável por verificar se as ações e serviços de saúde estão em conformidade com os padrões de qualidade, eficiência e eficácia.
Com o objetivo de retomar os desafios identificados nas discussões durante o Seminário, a palestrante destacou cada um deles nas dimensões da Gestão e do Controle, que juntas, podem tornar o Sistema de Auditoria cada vez mais eficiente. “O papel da auditoria transcende a mera fiscalização; é um instrumento estratégico de qualificação da gestão e aprimoramento contínuo do sistema de saúde”, enfatizou.
Veloso ainda expressou agradecimento às instituições parceiras organizadoras do evento, incluindo o Laboratório de Inovação em Saúde (LAIS/UFRN) e o Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DenaSUS). Ainda parabenizou os pesquisadores do LAIS por desempenharem um papel fundamental na inovação tecnológica desenvolvida em prol da melhoria do SUS, “a contribuição que o LAIS tem dado para o SUS é eficiente, e integra inovação e tecnologia para essa sustentabilidade”.
A programação da manhã, do último dia de evento, foi dedicada à apresentação dos projetos de mestrado dos pesquisadores e, no início da tarde, à apresentação dos projetos de doutorado.
Sobre o evento
O “I Seminário Internacional de Pesquisa para a Formação e Qualificação do SNA/SUS”, aconteceu durante os dias 26, 27 e 28 de agosto, em Natal/RN, promovido por meio de uma parceria entre o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) e o Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DenaSUS), com apoio da Escola de Saúde (ESUFRN), do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Inovação em Saúde (PPgGIS/UFRN) e do Departamento de Engenharia Biomédica (DEB/UFRN).
A ocasião reuniu especialistas em Inovação, Pesquisa e Qualificação do Sistema Nacional de Auditoria do SUS, e durante o evento, foram apresentados resultados práticos da união entre a academia e a Auditoria do SUS, que já estão impactando na rotina da população que utiliza os serviços públicos de saúde e no trabalho dos responsáveis pelos processos de fiscalização e de transparência no setor.