Por Valéria Credidio – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN (ASCOM/LAIS)
Durante os últimos oito meses, mais de 2.300 atendimentos a estrangeiros foram realizados, somente nos seis maiores hospitais da rede SUS no Rio Grande do Norte. Os dados são do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP + RN), plataforma inteligente para o registro digital e integrado dos dados de saúde dos pacientes.
Entre os países com mais atendimentos registrados estão Colômbia, com 35 pacientes; Gibraltar, com 28; Argentina, com 22; Portugal, com 17; Itália, 12, e Japão, com 10 registros de pacientes atendidos nas unidades hospitalares do RN. Os atendimentos aconteceram nos hospitais Deoclécio Marques de Lucena, no Regional da Mulher Maria Parteira Correia, Giselda Trigueiro, Dr. João Machado, Tarcísio de Vasconcelos Maia e Monsenhor Walfredo Gurgel.
Há alguns países curiosos como o Cazaquistão, Bermudas, Coreia do Sul, Cuba, Tunísia e República do Haiti. Os atendimentos dizem respeito a turistas e não há informações sobre casos mais graves.
Para o diretor executivo do LAIS, Ricardo Valentim, os dados demonstrados pelo PEP+RN apontam para a eficiência e qualidade do SUS no Estado. “Mostram a importância do SUS aqui no estado, não só para os pacientes do nosso país, do nosso estado, mas também para os turistas que o SUS acolhe aqui do Rio Grande do Norte”, ressaltou.
O PEP+RN é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Saúde Pública do RN (SESAP) e o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), e tem como foco proporcionar maior segurança, agilidade e eficiência na gestão do cuidado e dos serviços de saúde, centrado na experiência dos profissionais e na completa atenção ao paciente.
Atendimentos por Nacionalidade
Alemanha – 7
Argentina – 22
Austrália – 2
Bélgica – 1
Bermudas – 2
Bolívia – 3
Brasil – 120.226
Canadá – 3
Cazaquistão – 1
Chile – 2
China – 6
Colômbia – 35
Coréia – 3
Cuba – 5
Equador – 1
Espanha – 5
Estados Unidos Da América (Eua) – 3
França – 4
Gibraltar – 28
Guiné Bissau – 5
Hungria – 1
Inglaterra – 1
Itália – 12
Japão – 10
México – 1
Noruega – 1
Peru – 7
Polônia – 2
Portugal – 17
República Do Haiti – 1
Rússia – 6
Senegal – 1
Suíça – 5
Tailândia – 1
Tunísia – 2
Uruguai – 3
Venezuela – 11