Por Bruno Cássio – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN

Quando pisou em solo brasileiro, há 7 meses, vinda da sua terra natal, a Espanha, a professora Almudena Muñoz trouxe na bagagem uma série de dúvidas sobre sua estadia no Brasil: “eu refleti a respeito da minha adaptação, não sabia falar português, tinha receio das diferenças culturais e se conseguiria me adequar ao fluxo de trabalho do Laboratório”. O Laboratório citado por ela é o de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN), onde é pesquisadora. Nesta segunda-feira (26), uma publicação eletrônica serviu de motivação para a professora visitante da UFRN.

É que Almudena Muñoz integra o topo de uma lista de quatro professores da Faculdade de Ciências da Informação, da Universidade Complutense de Madrid, que receberam o reconhecimento máximo por conta da qualidade de suas teses de doutoramento, trata-se do “Prêmio Extraordinário de Doutorado”, uma honraria que leva em conta a experiência e produção acadêmica, o currículo e os dados levantados na pesquisa doutoral. “Minha tese foi apresentada em meio à pandemia da covid-19, em 2020, nas áreas de Comunicação Audiovisual, Publicidade e Relações Públicas”, esclarece a professora premiada.

Ela relembra que refletiu sobre a falta de conteúdos culturais na programação da TV Aberta da Espanha. É essa expertise na área audiovisual que ela imprime no cotidiano de suas pesquisas. Atualmente, Almudena faz parte de equipes que desenvolvem projetos nas áreas de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), do Projeto “Sífilis Não”e na produção de artigos científicos. Aliás, foi a partir da necessidade de popularizar a produção científica que surgiu o “TerCiência”, iniciativa que divulga a pesquisa nas redes sociais com uma linguagem de fácil acesso.

Após a conclusão do doutorado, a pesquisadora espanhola conta que fez uma especialização em divulgação científica e, com esse conhecimento, pretende colaborar, cada vez mais, com os projetos desenvolvidos pelo LAIS/UFRN, ao mesmo tempo em que planeja as aulas que ministra no Departamento de Comunicação da Universidade. “Esse prêmio, além de um excelente reconhecimento, pode ser motivador para jovens pesquisadores que pensam em desistir de suas rotinas diante dos desafios impostos pela trajetória de pesquisa”, conclui.

Para saber mais detalhes sobre as pesquisas desenvolvidas por Almudena Muñoz, você pode clicar aqui.