O Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN) foi um dos vencedores do Prêmio Health IT, realizado durante o fórum homônimo na última quinta-feira (29) em São Paulo. O evento agraciou empresas e instituições com trabalhos reconhecidos nas diversas áreas da saúde.

O LAIS foi destaque como case de sucesso por seu trabalho na área da Telemedicina, através dos sistemas SMART e Plataforma Nacional de Telediagnóstico (PNTD). Os projetos, coordenados pelo professor Ricardo Valentim, foram desenvolvidos através de teses de doutorado de pesquisadores do laboratório.

Coordenador do laboratório, o professor Ricardo Valentim falou sobre a importância do reconhecimento do trabalho desenvolvido pela equipe.

“É importante destacar que no LAIS todos trabalham visando desenvolver soluções que mudem a vida a das pessoas. O trabalho em questão que motivou este prêmio, o SMART, foi desenvolvido pelo pesquisador Jailton Carlos de Paiva através de uma tese de doutorado, o que reforça que para nós, pesquisa não pode ficar apenas dentro da universidade, mas que precisa impactar na ponta, ajudar a melhorar os serviços de saúde e a vida das pessoas. Ficamos muito felizes por este reconhecimento”, destacou ele.

Sobre o LAIS

O Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi criado em março de 2011 e tem como alicerce a combinação de saberes das áreas da Saúde, Engenharias, Tecnologias da Informação e Comunicação.

Situado no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) é o primeiro laboratório instalado em um hospital brasileiro com a proposta de promover a inovação tecnológica em saúde.