Bruno Cássio – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN (ASCOM/LAIS)
Os primeiros passos para a implantação do Regula RN Ambulatorial na capital potiguar, sistema de regulação dos atendimentos prestados nas unidades públicas de saúde, como consultas e exames, foram dados na última sexta-feira (25), durante reunião realizada na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal/RN. O encontro reuniu o secretário municipal de Saúde, Geraldo Pinho; a promotora de Justiça, Elaine Cardoso, que atua na área da Atenção Primária à Saúde; Letícia Duarte, coordenadora de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN), e pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN).
Para a promotora da 62ª Promotoria de Justiça de Natal/RN, a adesão à Plataforma Regula RN Ambulatorial pela gestão municipal era aguardada há muito tempo. “O município de Natal já era bastante esperado para que pudesse aderir à inserção de dados para o Regula RN e essa reunião traz a possibilidade de ter um reforço muito significativo em termos de transparência de dados, em termos de segurança do acesso e da marcação de procedimentos”, destacou Elaine Cardoso que vem mediando encontros entre os gestores da saúde municipal e estadual.
Segundo Geraldo Pinho, foi possível tirar todas as dúvidas sobre o funcionamento do Regula RN e os impactos positivos que serão gerados na rotina dos serviços: “a gente pôde conhecer mais a fundo o sistema, as soluções que ele traz para os desafios da saúde pública, principalmente a municipal, de regulação, de visualização de fila, de celeridade nesse agendamento e na efetivação dessa consulta ou dessa cirurgia”, enfatizou o secretário municipal de Saúde que convidou diversos integrantes de sua equipe para participar desse momento.
“É um excelente avanço, a gente vem dialogando há algum tempo e, agora, por fim, a gente vai conseguir avançar nesse sistema de regulação que só traz benefício para a população, porque traz um acesso mais rápido e, é claro, também a transparência do sistema de saúde”, enfatizou Letícia Duarte que coordena as áreas de Regulação em Saúde e Avaliação da Sesap/RN. Em breve, novos encontros serão agendados entre as equipes técnicas dos órgãos municipal e estadual de saúde e os pesquisadores do Laboratório com a finalidade de alinhar os fluxos dos atendimentos.
Para o diretor executivo do LAIS/UFRN, Ricardo Valentim, “assim que Natal aderir ao uso do Regula RN Ambulatorial, por ser a maior cidade do estado, isso vai ajudar na adesão de outros municípios, o que permitirá a melhoria do controle social, já que existem salas públicas para acesso às informações dos atendimentos, e também vai facilitar a tomada de decisão dos gestores em saúde na destinação correta dos recursos públicos para o setor, garantindo assim a equidade no acesso à saúde e a melhoria na prestação desses serviços”, concluiu.
Sobre o Regula RN Ambulatorial
O Regula RN Ambulatorial oferece a possibilidade dos usuários do SUS acompanharem suas solicitações por meio da Central de Saúde do Cidadão e garante à sociedade civil, gestores e órgãos de fiscalização o acesso a uma sala de situação rica em indicadores que permitem o monitoramento completo dos fluxos de regulação. A plataforma foi desenvolvida por meio de uma parceria entre o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), o Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica (NAVI/IFRN) e Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN).