Por Valéria Credidio – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN (ASCOM/LAIS)

No período de quatro anos, foram regulados mais de 186 mil procedimentos médicos em todo o Rio Grande do Norte, com transparência e equidade em todo o processo. Os dados são do Regula RN e foram apresentados por pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) durante a 3ª edição do Congresso Conecta Municípios Potiguares, promovida pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), em Natal.

O Regula RN foi apenas uma das ferramentas de Saúde Digital apresentada durante participação do diretor executivo do LAIS, Ricardo Valentim, e do pesquisador Nícolas Veras no Conecta. O convite para a participação foi feito diretamente pela presidência da república, tendo em vista a importância e necessidade de expansão tecnológica em todo o Brasil.

Durante a palestra, foram apresentados diversos dados que ressaltam a importância da saúde digital para a gestão municipal. Para Nícolas Veras a participação no evento foi uma oportunidade para os gestores, garantindo a regulação de cada município, com transparência para os órgãos de controle, para os gestores e até para os pacientes que podem acompanhar o andamento dos processos. “É trocar o cenário caótico de filas com a espera de meses e até anos, por um cenário digital, com transparência”, ressaltou o pesquisador do LAIS. 

Outra plataforma apresentada foi o RN Mais Vacinas, que proporciona o gerenciamento direto da imunização em cada município, desde a chegada dos imunizantes, armazenamento, distribuição e aplicação na população. A importância da ferramenta é comprovada por dados. Em 2024, o Rio Grande do Norte foi o único estado brasileiro a alcançar a meta de vacinação contra o sarampo. “O RN Mais Vacina é um case de sucesso, sendo expandido para outros estados, como o Espírito Santo. Para a demanda capixaba, foi construído o Vacina e Confia, com parâmetros semelhantes ao potiguar, mas com adequações necessárias aquela comunidade”, explicou Veras.

Pandemia

Tanto o Regula RN como o RN Mais Vacina integram um ecossistema tecnológico criado pelo LAIS em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (SESAP/RN) criando durante para o enfrentamento da pandemia de covid-19, em 2020. As plataformas foram responsáveis pelo gerenciamento dos leitos de enfermaria e de UTI para os pacientes, gerenciando e otimizando as vagas em todo o estado. Já o RN Mais Vacina foi responsável pelo acompanhamento do recebimento, distribuição e aplicação dos imunizantes. 

“Os resultados alcançados demonstraram a importância e efetividade da saúde digital e, por isso, todo o ecossistema foi ampliado  para o atendimento geral da população do RN, com o Regula Vascular, direcionado para as cirurgias vasculares”, argumentou o diretor executivo do LAIS, Ricardo Valentim.

Antes da apresentação das ferramentas de saúde digital, Valentim fez a apresentação e contextualização do Laboratório. Os presentes à palestra tiveram oportunidade de conhecer alguns dos principais trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores e as cooperações internacionais, com instituições de ensino e pesquisa de países como Portugal, Espanha, França, Estados Unidos e Canadá.