Por Valéria Credidio – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN (ASCOM/LAIS)
“A redução das filas de cirurgias no Rio Grande do Norte se deve ao fato de contarmos com o Regula, uma ferramenta robusta que nos auxilia na regulação dos pacientes”. A declaração é da secretária de saúde do estado, Lyane Ramalho, em entrevista a um dos principais telejornais do estado. A sua fala diz respeito ao fato de o RN estar acima da média nacional do programa de redução de filas de cirurgias – programa implementado pelo Ministério da Saúde.
A ferramenta citada pela secretária, o Regula RN, é fruto de uma parceria entre o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) e a própria Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (SESAP/RN). A plataforma foi desenvolvida durante o período da pandemia de covid-19, que assolou todo o mundo. Com agilidade, transparência e equidade, o Regula RN salvou milhares vidas, diminuindo o tempo de espera por vagas em leitos clínicos e em UTIs, aumentando a eficiência no acesso aos serviços de saúde no SUS do RN.
Os excelentes resultados do Regula fizeram com que o LAIS aprimorasse ainda mais a ferramenta, expandindo para os outros serviços de atendimento à população, como o Regula Leitos e o Regula Vascular, direcionado para pessoas que precisam de cirurgias sejam atendidos com maior agilidade, equidade e transparência.
Para Ricardo Valentim, diretor executivo do LAIS, a redução das filas de espera por cirurgias é resultado de um forte sistema de regulação. “Por meio da utilização do RegulaRN o Rio Grande do Norte consegue conquistar um ótimo resultado, fruto de uma ação guiada por uma solução de saúde digital que contribui para qualificar a gestão e a indução de equidade na regulação do acesso aos serviços de saúde. A plataforma Regula contribui diretamente com a Política Nacional de Regulação, pois é uma ferramenta de indução de equidade no acesso à assistência, ela também induz resiliência e responsividade no SUS, fato observado durante a pandemia de covid-19 no RN”, argumentou Valentim.
A eficácia do Regula RN foi novamente comprovada, por meio de uma publicação na Revista Frontiers, um dos periódicos científicos mais importantes do mundo. No artigo, intitulado “Inteligência artificial aplicada a análises durante a pandemia: ocupação de leitos COVID-19 no estado do Rio Grande do Norte, Brasil”, os autores demonstram, por meio de dados, do uso de inteligência artificial e da aplicação de um protocolo de regulação, que foi possível otimizar o acesso aos leitos covid-19 para atendimento dos pacientes com maior transparência, equidade e efetividade.
Ricardo Valentim ainda destacou que a plataforma foi muito importante, principalmente, no maior momento de crise, o pico da covid-19 aqui no estado do Rio Grande do Norte, quando o estado chegou a ter 10 pacientes para um único leito de UTI, naquele momento o Regula contribuiu de forma muito efetiva para mitigar os efeitos da pressão por eleitos covid-19, pois tornou o sistema mais responsivo e resiliente. O Regula RN deu às autoridades do RN, governo e secretaria de saúde pública, a capacidade de tomar melhores decisões. “Isso só foi possível porque durante a pandemia, o governo do estado acelerou a transformação digital no SUS do RN, incluindo a melhor plataforma de regulação de acesso aos serviços de saúde que nós temos no Brasil hoje, que é sem dúvidas a plataforma Regula RN”, enfatizou.