Por Jordana Vieira / Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN (ASCOM/LAIS)
Promover a discussão sobre a inserção de novas tecnologias no Sistema Único de Saúde (SUS) foi o objetivo da participação do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) no 2º Encontro Nacional das Escolas Técnicas de Saúde, vinculadas às Universidades Federais, e no 6º Encontro de Pesquisa e Extensão do Centro Profissional e Tecnológico (ETS/UFPB), realizados, simultaneamente, nos dias 7 e 8 de novembro, em João Pessoa, na Paraíba.
O pesquisador Nícolas Vinícius Veras representou o Laboratório e discutiu a experiência do LAIS/UFRN no desenvolvimento de ecossistemas tecnológicos em saúde, em sua palestra “Incorporação de Novas Tecnologias e seus Impactos no SUS: Uma abordagem do ecossistema tecnológico desenvolvido no RN”.
Durante sua exposição, Veras explicou como essas novas tecnologias podem otimizar o atendimento, melhorar diagnósticos e ampliar o acesso aos serviços de saúde e, ainda, detalhou o ecossistema tecnológico que foi incorporado ao SUS no Rio Grande do Norte, desenvolvido pelo Laboratório em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap/RN), ainda falou sobre outras as inovações tecnológicas, como a Regula RN, RN + Vacina, Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP+RN) e Osseus.
Segundo o pesquisador, o desenvolvimento de um ecossistema tecnológico alinhado às necessidades do SUS é uma prioridade para o futuro da saúde pública no Brasil. Ele reforçou o papel das universidades e dos centros de pesquisa no avanço dessa missão.
O encontro buscou promover discussões sobre a aplicação de novas tecnologias e práticas no Sistema Único de Saúde (SUS), além de fomentar a troca de conhecimento e experiências entre profissionais, pesquisadores, professores e estudantes das áreas de saúde e tecnologia.