Valéria Credidio- Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN
A Organização Mundial da Saúde reuniu um grupo seleto de especialistas, em Genebra, na Suíça, para deliberar sobre as novas orientações de aprendizagem e capacitação em situações de emergência. O Brasil foi representado pelo professor Carlos Alberto de Oliveira, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e pesquisador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN).
As diretrizes discutidas durante de evento, ocorrido nos dias 11 e 12 de setembro, fortalecem a resposta global a emergências, como surtos de doenças infecciosas e pandemias, através da educação e capacitação atualizadas para profissionais da área da saúde e a população em geral.
As recomendações em discussão são oriundas de reuniões técnicas virtuais e revisões sistemáticas realizadas por três universidades renomadas: Universidade da Flórida Central, Escola de Saúde Pública Harvard T.H. Chan e Wayne State Universidade. Essas revisões focaram em estratégias de aprendizagem para otimizar a preparação e resposta a emergências de saúde, levando em conta custos, equidade, recursos e barreiras para implementação as recomendações a serem implementadas pelos estados membros da OMS.
O objetivo da reunião é avaliar e endossar, se aplicável, estas recomendações, fornecendo uma abordagem fundamentada e eficaz para a aprendizagem em cenários de emergência. Tais orientações beneficiarão profissionais de saúde, voluntários, comunidades afetadas, decisores políticos e pesquisadores.
Para o professor Carlos Alberto, o compromisso da OMS com a capacitação e a educação é de extrema importância. “Em tempos de crise, é fundamental reforçar o papel da aprendizagem para proteger o bem-estar global, mitigar perdas socioeconômicas e salvar vidas”, argumentou o pesquisador.
O convite ao professor Carlos Alberto deveu-se ao trabalho que vem desenvolvendo, tanto no LAIS, como no Instituto Multidisciplinar de Desenvolvimento Humano com Tecnologias, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e como membro do “Board” do International Council for Open and Distance Education, uma organização global liderada por membros no campo da educação online, aberta, flexível e aprimorada por tecnologia, Sua composição conta com a participação de mais de 200 instituições e organizações de ensino superior em cerca de 84 países.
Centro Colaborador
A participação ativa do Brasil entre os especialistas tem um significado especial para os pesquisadores do LAIS, tendo em vista que o Laboratório da UFRN é um Centro Colaborador da OMS, no país. Para os Diretores do Centro, os Professores Ricardo Valentim e Karilany Coutinho avaliam como positivo a participação de pesquisadores do LAIS na agenda da OMS nesta tarefa de deliberar sobre novas formas de aprendizagem em situações de crise de saúde pública.
Valentim ainda ressaltou que a participação do LAIS nas discussões promovidas pela OMS demonstra a relevância dos trabalhos nesta temática para a saúde global, com o desenvolvimento de diversos estudos já publicados nesta temática, sendo alguns deles com avaliações de impacto da educação massiva em saúde e como essas intervenções repercutem nos serviços de saúde. “São análises que observam as questões epidemiológicas, sociais e mudanças de processos de trabalho”.
Além dos estudos o LAIS, durante a pandemia de covid-19, contribui com intervenções de saúde pública por meio da educação massiva que atingiu mais de 220 mil trabalhadores da saúde no Brasil e em países de todos os continentes.