Por Valéria Credidio – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN
O pesquisador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) e Diretor do Instituto de Formação Humana (IFHT/UERJ), Carlos Alberto Oliveira, é um dos brasileiros que participou da Conferência Internacional “Global Smart Education Conference”, realizada na Universidade Normal de Pequim, na China. O evento reuniu representantes de universidades, organizações internacionais, estudantes e empresas de tecnologia para debater o impacto da inteligência artificial no ensino superior.
Entre outros temas abordados, o pesquisador do LAIS falou sobre a integração da Inteligência Artificial como ferramenta inclusiva. Para Carlos Alberto, é necessário criar um ecossistema justo e inclusivo onde a tecnologia sirva às pessoas, havendo a personalização de aprendizagem, acesso multilíngue, feedback em tempo real, aceleração da pesquisa baseada em evidências e melhor gestão universitária (prevenção da evasão, uso eficiente de recursos e transparência).
Outra participação importante do brasileiro, foi na apresentação do KeyNote “IA and STEM Education in K12 Schools”. Durante sua fala, Carlos Alberto de Oliveira afirmou que vivemos um ponto de virada civilizacional, em que IA, big data e computação quântica transformam a educação, trazendo tanto oportunidades de inclusão quanto riscos de exclusão. Ainda destacou a importância de ética, equidade e políticas públicas para que a educação inteligente seja um direito e não um mercado, citando iniciativas globais e a estratégia chinesa como referências. Além disso, enfatizou o papel do Brasil e do BRICS+ e propôs uma conferência do bloco sobre Educação Inteligente e IA.