Valéria Credidio/ Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN
Supervisores e profissionais de saúde que atuam nas ações de imunização em salas de vacinação do município de Natal estão em processo de qualificação para utilizar o RN Mais Vacina, ferramenta tecnológica criada pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) e que funciona como um grande repositório de todas as informações necessárias para o gerenciamento de imunizantes e do processo de vacinação da população.
Nesta primeira etapa de qualificação, os profissionais estão recebendo informações quanto ao gerenciamento do estoque de rotina, registro de vacinação, históricos de cada cidadão, como utilizar o cartão digital, além de relatórios gerenciais, entre outras funcionalidades que estão à disposição dos gestores e profissionais de saúde.
Atualmente, o RN Mais Vacina acumula mais de 120 milhões de visualizações, com mais de 1.200 salas de vacina integradas distribuídas em todos os 167 municípios do estado. “Até o momento, já foram registradas mais de 18 milhões de doses aplicadas, beneficiando diretamente mais de 3,4 milhões de pessoas, além da emissão de 20 milhões de cartões digitais de vacinação no período de 2021 – 2024”, afirmou o gerente técnico da plataforma e pesquisador do LAIS, Fernando Farias.
Organizada em módulos, a plataforma oferece o atendimento à população, através do módulo RN+Vacina Cidadão, disponibilizando ao usuário acesso ao cartão digital de vacinação com atualização em tempo real dos registros vacinais, suporte internacionalização (Português, Inglês e Espanhol), gerenciamento de dependentes, envio de notificações para novos registros de vacinação e uma sala de situação pública com indicadores interativos de cobertura vacinal nos níveis estadual, regional e municipal atualizados em tempo real.
O outro módulo disponível é o RN+Vacina Gestão, voltado a gestores e profissionais de saúde. Esta opção oferece funcionalidades avançadas para o controle logístico da imunização, incluindo rastreabilidade por fabricante, lote e data de vencimento dos imunobiológicos, gerenciamento de incidentes, geração de relatórios gerenciais, alertas inteligentes para prevenção de perdas e interoperabilidade com sistemas e bases de dados nacionais.
Para o diretor executivo do LAIS, Ricardo Valentim, o RN Mais Vacina é um marco tecnológico na saúde digital, oferecendo uma melhor gestão em todo o processo de imunização da população. “A plataforma surgiu durante a pandemia de Covid 19, em um momento de vulnerabilidade de toda a sociedade e trouxe transparência e equidade na vacinação”. Valentim ainda ressaltou que os resultados foram tão positivos, que a plataforma expandiu sua atuação, organizando as principais vacinas ofertadas pelo SUS e transpondo as barreiras do RN, sendo implementado em outros estados, como no Espírito Santo.
Sobre o RN Mais Vacina
A plataforma RN+Vacina transformou a governança das ações de imunização no estado do Rio Grande do Norte, consolidando-se como uma referência nacional em sistemas de informação para imunização no contexto do SUS.
Lançada em 15 de Janeiro de 2021, a partir de uma cooperação técnico-científica entre a Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (SESAP-RN) e o LAIS/UFRN, o sistema representou um marco no registro, monitoramento e compartilhamento de dados vacinais no Brasil.
Em apenas dez dias após o lançamento, a solução estava em operação pelos 167 municípios do estado, possibilitando a transmissão em tempo real dos dados de vacinação para o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), por meio da RNDS — feito inédito no país até então.
A arquitetura atual do RN+Vacina 2.0 é constituída por dois módulos principais, concebidos para atender de forma integrada às demandas da população, gestores e profissionais de saúde que atuam no SUS Potiguar. O módulo de gestão é utilizado ativamente por mais de 10 (dez) mil profissionais de saúde com perfis de supervisor, profissional de saúde, administrador,operador e-SUS APS, entre outros.