Por Jordana Vieira e Letícia Meira – Assessoria de Comunicação do LAIS (ASCOM/LAIS)

Inovações tecnológicas serão utilizadas para formar, qualificar e aprimorar o trabalho realizado pelo órgão central do Sistema Nacional de Auditoria (SNA) do Sistema Único de Saúde (SUS), a Auditoria-Geral do SUS (AudSUS), que controla a gestão do sistema de saúde pública, no Brasil. Essa é a perspectiva dos participantes do I Seminário de acompanhamento de pesquisas da cooperação internacional entre o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) e a Universidade Aberta de Portugal (UAb/PT), que aconteceu nos dias 23, 24 e 25 de agosto de 2023, em Natal, capital do Rio Grande do Norte.

Ângela Franco, sanitarista do Ministério da Saúde e assistente técnica da Coordenação-Geral de Inovação e Promoção (CGSNA/AudSUS/MS), falou dos desafios para a popularização da atuação do SNA do SUS e da necessidade de existir mais divulgação desses serviços para os usuário do Sistema, “a função da Auditoria dentro do SUS é fortalecer a gestão do SUS, então, o gestor não deve enxergar a auditoria como um inimigo”, ponderou.

Para o diretor executivo do LAIS/UFRN, Ricardo Valentim, “o LAIS tem construído expertises em várias áreas relacionadas à Ciência de Dados aplicada à Saúde, o que permite a colaboração horizontal com universidades do mundo, como as de Portugal. Temos a expectativa de produzir muitas publicações conjuntas que possam servir de instrumento para medir a efetividade das políticas públicas de Saúde”, destacou.

O evento foi marcado pela produção e compartilhamento de conhecimentos entre os doutorandos selecionados para o curso ofertado por meio de uma parceria entra as duas instituições de ensino e de pesquisa. No primeiro dia de programação, a pesquisadora do LAIS/UFRN, servidora do Ministério da Saúde e assessora parlamentar no Senado Federal, Thaisa Lima, falou sobre os desafios teóricos e metodológicos enfrentados em um processo de pesquisa na área da Saúde Pública.

Em sua fala, ela enfatizou a importância da construção desse conhecimento pelas próprias pessoas que integram o Ministérios Saúde para o fortalecimento do SUS, “aqui, nós temos o suprassumo da Auditoria, eles foram selecionados dentro desse projeto pra poder alcançar a possibilidade desse doutorado. Hoje é um dia muito especial pra mim, porque como servidora do Ministério da Saúde, eu estou dialogando com os meus pares e ajudando nessa construção de conhecimento”, finalizou.

No segundo dia de atividades, o professor e pesquisador do LAIS/UFRN, Juciano Lacerda, apresentou os métodos e procedimentos de acompanhamento das pesquisas de doutoramento. “Esse primeiro seminário de acompanhamento das pesquisas do projeto AudSUS foi muito importante, porque nós pudemos apresentar aos cinco doutorandos um alinhamento sobre as linhas de pesquisa e de interesse do próprio projeto, o que nos interessa para alcançar as metas do projeto, em termos de formação e inovação na área de auditoria em saúde”, destacou.

A programação também contou com um workshop de métodos de revisão sistemática aplicados à Saúde Pública, dividido em quatro etapas, ministrado pelos pesquisadores do LAIS/UFRN, Ingridy Barbalho e Felipe Fernandes. Inicialmente, os estudantes aprenderam técnicas de revisão sistemática, como o scoping review (revisão de escopo), além de terem o primeiro contato com os protocolos e as etapas da pesquisa. Ao final do workshop eles apresentaram seus protocolos de revisão sistemática e cronogramas de execução da pesquisa.

Larissa Gomes, assistente social no Ministério da Saúde e coordenadora substituta da CGSNA/AudSUS/MS, ressalta suas expectativas para que o resultado da parceria entre o LAIS/UFRN e a AudSUS gere impactos positivos na qualidade de ações de serviço de saúde que é entregue a população, “é uma parceria de grande valor pra gente, porque vai ajudar a fortalecer nossas produções, qualificar o nosso trabalho e as nossas entregas, que é a maior intenção no nosso trabalho”, esclareceu.

Visita ao LAIS
O grupo de estudantes de doutorado da AudSUS, composto por Gabriela Neves, Luciano Rocha, Rafael Hohenfeld, Marianne Vieira e Aparecida Dantas, realizou uma visita técnica ao LAIS para conhecer as bases de pesquisa. Destacam-se os projetos que não apenas visam aprimorar a qualidade de vida da população, mas também têm como foco a otimização dos investimentos no SUS. Ao longo da visita, os estudantes adquiriram uma compreensão abrangente de todos os detalhes envolvidos nos projetos em desenvolvimento.

Para Aparecida Dantas, doutoranda no grupo, essa oportunidade de aprimoramento e familiarização com o Laboratório é de significativa relevância. Ela enxerga a busca por qualificação como um imperativo ético, uma vez que o SUS constantemente convoca a descobrir respostas para os desafios que a sociedade enfrenta. “Conhecer o LAIS e os projetos de desenvolvimento tecnológico nos ajuda a considerar como seria uma saúde se todas as ações fossem devidamente reconhecidas pela comunidade acadêmica e científica, além de contar com o financiamento adequado para o desenvolvimento dos projetos”, explicou.

O estudante de doutorado, Luciano Rocha, ressaltou a importância de incorporar a dimensão humanizada junto às tecnologias no contexto da educação em saúde, observada no Laboratório, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS). “G ostei mais dele pela questão avançada no contato de com quem está em casa cuidando no dia a dia e que não, necessariamente, precisa ser um profissional de saúde, essa é a ideia, acho que se todo mundo tiver um pouquinho de educação em saúde, a gente consegue melhorar as condições de saúde da sociedade”, finalizou.