Mais uma informação importante estará disponível, em breve, no RN Mais Vacina. Os pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) elaboraram o ranking dos munícipios com maior transparência no processo de imunização da população, mostrando os cinco mais transparentes e os cinco menos transparentes, além de mostrar a lista completa de todos os municípios. Em reunião virtual realizada na tarde desta segunda-feira (22), com representantes do Ministério Público Estadual (MP/RN), Federal (MPF) e do Trabalho (MPT), Tribunal de Contas da União (TCU) e Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP), o ranking foi validado como ferramenta de estímulo à transparência do processo de vacinação em todo o estado.
Esse novo processo tem função educativa e informativa, uma vez que estimula a utilização do RN Mais Vacina, sistema criado pelo LAIS e em parceria com a SESAP, que além de conter o cadastro das pessoas aptas a serem imunizadas, faz também o gerenciamento de todas as doses de vacinas recebidas pelo estado e repassadas para os municípios. “É fundamental que todos os gestores utilizem o sistema como forma de dar visibilidade ao processo de vacinação, desde a chegada das doses ao território até a aplicação das vacinas”, informou a subsecretária de Planejamento e Gestão da SESAP, Lyane Ramalho.
O diretor executivo do LAIS, professor Ricardo Valentim, ressaltou que o ranking tem uma função social relevante, ao tornar pública informações importantes de cada um dos municípios em tempos de pandemia. “As informações sobre a imunização da população são fundamentais para o planejamento realizado pelas autoridades. Precisamos ter conhecimento de como a cobertura vacinal reflete na imunização das pessoas e como isso está impactando no decréscimo do número de óbitos e das internações em leitos covid-19. E só temos como fazer todas essas análises se as informações fornecidas pelos municípios forem precisas, eficazes e oportunas”.
Antes do ranking ser divulgado, está prevista ainda uma reunião da equipe do LAIS, com a participação da SESAP e todos os gestores municipais. Na ocasião, serão informados as metodologias utilizadas e os parâmetros para a elaboração do novo instrumento. Também será dado um prazo de ajuste por parte dos municípios. “O nosso maior objetivo é dar transparência a toda cadeia de distribuição das vacinas até o braço dos usuários. Deste modo, estaremos realmente dando informações mais qualificadas para todos. Portanto, contamos com o apoio dos municípios, da sociedade, da imprensa e dos órgãos de controle”, finalizou o professor Valentim.