Por Bruno Cássio – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN (ASCOM/LAIS)
A Esclerose Lateral Amiotrófica, mais conhecida como ELA, é uma doença rara que atinge o sistema nervoso de maneira degenerativa e progressiva, acarretando paralisia motora irreversível. Não existem dados consolidados sobre a incidência de casos no Brasil. Por conta disso, o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), por meio do Projeto RevELA e em parceria com o Ministério da Saúde, desenvolveu o Registro Nacional da ELA, plataforma que realiza o mapeamento epidemiológico da doença em todo o país. Além dessa e de outras iniciativas, o LAIS/UFRN tem apoiado eventos científicos comprometidos com a temática, como é o caso do NutriELA, que ocorrerá no dia 23 de agosto de 2024, em Natal/RN.
O auditório da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS/UFRN) receberá a 12ª edição do encontro profissional que reúne especialistas de várias áreas da saúde e que “surgiu como uma necessidade de divulgar o cuidado em nutrição na ELA, para pacientes, cuidadores e familiares; sentíamos que, muitas vezes, as consultas ambulatoriais não esgotavam as tantas demandas a serem abordadas com o paciente e o cuidador”, destaca a nutricionista Lúcia Leite, idealizadora do NutriELA e coordenadora da Equipe de Nutrição do Ambulatório de ELA do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL/UFRN).
Ainda de acordo com Lúcia Leite, “internamente, na UFRN, o NutriELA é um dos objetivos propostos na ação de extensão chamada ‘Assistência e Educação Nutricional na Esclerose Lateral Amiotrófica’, assim, o NutriELA tem um caráter educativo e de divulgação do conhecimento”, finalizou. Entre os palestrantes confirmados, estão o médico Neurologista Mário Emílio Dourado, referência nacional e internacional na área Esclerose Lateral Amiotrófica, e a professora espanhola Eloína Valero, doutora em Ciências da Saúde, com enfoque em Neuroreabilitação, pela Universidad Católica San Antonio de Murcia (UCAM).
Uma das grandes novidades da programação é a diversidade de temas abordados que, em muitos casos, extrapolam a área da nutrição voltada às pessoas que convivem com a ELA. Avanços no tratamento da doença, exercícios físicos para os pacientes e uso de óleos essenciais como terapia complementar são alguns dos assuntos que serão discutidos. Pessoas com ELA, cuidadores, familiares, estudantes e profissionais de saúde são convidados a participar de maneira presencial ou de modo virtual, acompanhando a transmissão pelo Canal do LAIS/UFRN, no YouTube. As vagas presenciais são limitadas, por isso, no momento da inscrição, via SIGAA, os interessados devem indicar como vão assistir ao evento.
Confira a programação completa e inscreva-se aqui.