Gabriel Mascena – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN (ASCOM/LAIS)
O diretor executivo do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), Ricardo Valentim, participou, no último mês, de um webinário promovido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/PAHO) para a apresentação da recente colaboração com o Campus Virtual de Saúde Pública (VCPH), uma plataforma educacional da Repartição Sanitária Pan-Americana que fornece suporte tecnológico e diretrizes para o desenvolvimento de cursos na área de saúde pública. No evento, também foram discutidas experiências bem-sucedidas com instituições parceiras de todo o mundo e prospectadas as prioridades da Academia da Organização Mundial da Saúde (WHO Academy) para ações futuras.
Um dos destaques do webinário foi a contribuição do LAIS/UFRN, oficializado em 2022 como Centro Colaborador da OPAS/OMS no Nordeste. O reconhecimento veio em função do trabalho desenvolvido pelo Laboratório na democratização do acesso à saúde por meio de tecnologia e inovação, fortalecendo a integração entre ciência e saúde pública. Uma das últimas ações colaborativas entre as instituições aconteceu durante uma missão estratégica em Lyon, na França, onde pesquisadores do Laboratório realizaram uma visita técnica ao centro especializado da WHO Academy, centro de excelência em educação em saúde da OMS.
Dentre as iniciativas desenvolvidas pelo LAIS/UFRN, Valentim enfatizou o trabalho realizado para a criação do Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS), plataforma voltada para a formação e capacitação de profissionais de saúde, estudantes e da população em geral. “Nestes trabalhos de pesquisa, projetos que temos na área de Educação Permanente em Saúde, conseguimos desenvolver em 2015 o Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde”, explicou. Valentim também ressaltou a importância dos cursos desenvolvidos, com destaque para os materiais criados durante o enfrentamento a crises de saúde pública, como a epidemia de sífilis e a mais recente pandemia de covid-19. “Temos muito para contribuir com a WHO Academy, juntamente com os outros colegas de outros centros colaboradores”, finalizou o diretor.