Bruno Cássio – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN (ASCOM/LAIS)
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) lançou, recentemente, um instrutivo para colaborar, com as prefeituras municipais, na implantação de setores de Auditoria ligados ao Sistema Nacional de Auditoria do SUS (SNA). Esse é um dos resultados práticos do Curso Nacional de Especialização em Auditoria do SUS (Especializa AUDSUS), uma parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), o Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DenaSUS) e a Escola de Saúde da UFRN (ESUFRN).
O instrutivo foi elaborado por sete auditores que atuam na SES-MG e apresentado como parte do Trabalho de Conclusão da primeira turma do Especializa AUDSUS. Para Roberto Lúcio Gonçalves, auditor assistencial, contábil e financeiro da SES-MG e um dos autores do conteúdo, esse material “preencherá uma lacuna existente e poderá ser aplicado em todos entes da federação, principalmente nos municípios”. Ainda de acordo com Gonçalves, dentre os impactos imediatos, está “a realização de ação de cooperação técnica no município selecionado para a implantação do Componente Municipal de Auditoria”.
Segundo o professor da UFRN e pesquisador do LAIS/UFRN, Juciano Lacerda, que orientou o estudo, esse trabalho “alcança objetivos na questão da inovação tecnológica em saúde, no desenvolvimento de melhorias para o processo de auditoria; quanto mais municípios nas regiões de saúde criarem os seus serviços de auditoria, isso vai otimizar o processo, o controle, o acompanhamento, e nessa perspectiva nova de acompanhar a gestão, de fortalecer, de ser estratégico para a gestão e não nesse tom de punição”, esclareceu ao enfatizar que o instrutivo teve a revisão técnica do auditor-chefe da SES-MG, Alex Rodrigues do Nascimento.
Adelina Feijão, coordenadora-geral de Promoção do Sistema Nacional de Auditoria (SNA), destacou que “a publicação desse material instrutivo, que auxilia na implantação dos componentes do SNA, dentro da estrutura do Sistema Único de Saúde, é um avanço muito importante, feito a partir da experiência do curso de especialização, que é patrocinado pelo DenaSUS, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte; isso traz um benefício muito grande, considerando que a gente vem trabalhando na perspectiva de formar, de aprimorar, de melhorar o atendimento da auditoria de controle interno do SUS; para a gente isso é um marco importantíssimo”, concluiu.
Para acessar o instrutivo completo, clique aqui.
Evento internacional discute fortalecimento do SNA
Essa e outras experiências serão apresentadas durante o I Seminário Internacional de Pesquisa para a Formação e Qualificação do SNA/SUS, que iniciou nesta terça-feira (26), no Auditório da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS/UFRN), em Natal/RN, e será encerrado na próxima quinta-feira (28). Com objetivo de integrar atores da auditoria em saúde de todo o Brasil, promovendo a qualificação técnico-científica e o intercâmbio de saberes, em consonância com as diretrizes do Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (DenaSUS), do Ministério da Saúde (MS), e instituições parceiras.
O evento é promovido por meio de uma parceria entre o DenaSUS/MS, o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) e a Escola de Saúde da UFRN (ESUFRN), com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Inovação em Saúde (PPgGIS/UFRN) e o Departamento de Engenharia Biomédica (DEB/UFRN). Na programação, estão mesas-redondas, conferências, sessões técnicas e apresentações de trabalhos científicos resultantes de pesquisas de especialização, de mestrado e de doutorado. Confira aqui mais detalhes e participe de modo presencial ou remoto.