Por Bruno Cássio – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN (ASCOM/LAIS)

Os profissionais de nível superior que atuam vinculados a Unidades de Saúde, onde estão lotados médicos dos programas de provisão do Ministério da Saúde, como o “Mais Médicos”, podem se inscrever, até o dia 15 de dezembro de 2024, no processo seletivo para concorrer a uma das 1.222 vagas do Curso de Especialização em Saúde da Família. A iniciativa faz parte do Programa de Formação Permanente em Saúde da Família (PEPSUS), ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e do Projeto “Formação humana em saúde com tecnologia e ao longo da vida: um olhar para os objetivos de desenvolvimento sustentável no SUS”, executado pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) em parceria com o Ministério da Saúde.

Do total de vagas disponibilizadas, 20 (vinte) são destinadas aos profissionais que participam do processo ensino-serviço-comunidade nos componentes ofertados pelo Departamento de Saúde Coletiva (DSC/UFRN). O curso será ministrado na modalidade de Educação a Distância (EaD), com carga horária de 360 horas. Para fins de certificação, contará com tarefas realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS) e com o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).  A proposta pedagógica da especialização sustenta-se em uma base clínica e de saúde coletiva e, transversalmente ao curso, são abordados temas como promoção da saúde e vigilância à saúde, atenção à demanda espontânea e programada, educação em saúde, gestão do cuidado e controle social, planejamento, monitoramento e avaliação com foco nos indicadores do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o professor do Departamento de Saúde Coletiva da UFRN, José Adailton da Silva, que coordena o Curso de Especialização em Saúde da Família, essa ação formativa “tem por objetivo favorecer a consolidação e aprimoramento da Atenção Primária à Saúde (APS) como orientadora do modelo de atenção à saúde, por meio da qualificação dos profissionais na Estratégia de Saúde da Família com base na clínica e na saúde coletiva”, esclareceu. Ainda de acordo com José Adailton, essa “é uma iniciativa que valoriza a atuação das equipes de saúde da família, especialmente a participação dos profissionais que não receberam ofertas de especialização nos últimos anos”, concluiu.

Inscrições                                                                                                                                            

Para se inscrever, os interessados devem acessar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA/UFRN) por meio deste link. Para chegar até a página onde está cadastrado o processo seletivo e efetuar a inscrição, é necessário possuir conta no aplicativo “GOV.BR”. Para acessar o Edital, clique aqui.