Parceria entre o LAIS e a SESAP/RN vai capacitar 959 trabalhadores de todas as regiões do estado, através do PEPSUS
O Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em apoio a saúde do estado, estará qualificando até dezembro de 2021 cerca de 959 profissionais de saúde em todo o RN. O curso de Pós-graduação em Estratégia em Saúde da Família (em formato Lato sensu) desenvolvido por pesquisadores do LAIS, tem como objetivo o fortalecimento de toda à atenção primária em saúde potiguar. A aula inaugural do curso foi realizada nesta terça-feira (10), através de transmissão online pelo canal do LAIS no YouTube (clique AQUI para assistir na íntegra).
A aula inaugural foi aberta pela professor Ricardo Valentim, coordenador do LAIS. em uma rápida fala, ele destacou a importância desta 5ª turma do curso de especialização. “Esta é sem dúvidas a turma mais importante, pois irá impactar toda a cadeia de saúde do RN. Hoje damos um passo importante para qualificar os serviços de saúde na área mais estratégica da saúde pública no país, que é a atenção primária”, disse.
Secretária de Educação a Distância da UFRN, a professora Carmem Rêgo destacou que a especialização destinada para profissionais da rede pública de saúde do RN cumpre papel importante no desenvolvimento do estado. “Eu gosto sempre de lembrar que um curso a distância não começa na aula inaugural. Este é um processo que começa em 2011, com o início do desenho do curso, com parceiros de diversas áreas. É isso que garante uma qualidade, com o padrão da UFRN, no âmbito dessa especialização. Este curso cumpre não só uma missão, mas um compromisso da UFRN de possibilitar desenvolvimento ao nosso estado”, afirmou ela.
Para o titular da SESAP/RN, Cipriano Maia, o curso de especialização cumpre um papel importante na cadeia de saúde do estado, além de reforçar um compromisso da gestão de garantir a formação continuada para quem atua e lida diariamente com o atendimento à população. “Como gestor, é extremamente gratificante a gente poder estar viabilizando esta oferta formativa tão importante para a estratégia de saúde da família no RN e para a qualificação da atenção primária em saúde. Queremos agradecer ao LAIS por contribuir incisivamente para a qualificação da atenção primária no RN, através deste processo de educação permanente. Aqui reitero o agradecimento ao LAIS, à SEDIS, que nesta parceria desenvolveu e faz a gestão de todo o processo de educação a distância da UFRN. Agora temos uma parceria mais sólida, que nos permite pensar em novos projetos, inclusive com o LAIS, na área da informatização da gestão, na regulação, área essa que foi reconhecida nacionalmente como um exemplo de desenvolvimento e aplicação da tecnologia para melhoria ao acesso dos serviços de saúde na pandemia. Então agradeço ao LAIS e aos demais parceiros. Estamos dando um passo importante na qualificação da atenção primária em saúde no RN. A SESAP/RN tem compromisso com o processo formativo dos profissionais, na qualificação e regionalização da saúde”, finalizou ele.
Na sequência, foram iniciadas as três palestras de abertura do curso. A primeira foi ministrada pelo professor Gabriel Listovsky, coordenador regional do Campus Virtual de Saúde Pública da Organização Pan-Americana de Saúde. A aula teve como tema “A educação mediada por tecnologia e o seu papel na formação humana em saúde”, destacando os avanços do uso de novas tecnologias no processo de formação de trabalhadores, gestores e usuários na área da saúde.
A palestra seguinte foi do professor Carlos Alberto Oliveira, pesquisador do LAIS e Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O professor falou sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS) e seu potencial, com ênfase nas conquistas do ponto de vista da educação aberta e a distância na área da saúde.
A aula inaugural foi encerrada com a palestra do professor e coordenador do PEPSUS, Adailton Silva, em conjunto com a professora Lyane Ramalho, atual subsecretária de Planejamento e Gestão da SESAP/RN. Eles apresentaram um breve resumo sobre o programa do curso, bem como o percurso pedagógico previsto para a especialização. Ambos destacaram o caráter inovador da parceria entre o LAIS e a SESAP/RN, reiterando a importância da formação continuada para profissionais da rede pública de ensino.
Atenção primária: porta de entrada do serviços de saúde
A atenção primária à saúde é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), portanto, deve ser cuidada e valorizada com zelo e atenção. O LAIS entende que a qualificação destes mais cerca de 959 profissionais de nível superior em todos os territórios do estado é algo que, além de inédito (pela escala), é também necessário há pelo menos duas décadas, sendo fundamental na regionalização da saúde, na indução de resiliência do SUS aqui no RN. “Esse curso irá com certeza qualificar melhor os profissionais do estado e com certeza os nossos serviços de saúde onde mais a população precisa – na comunidade, mais perto da população”, afirmou Valentim.
O fortalecimento da atenção primária à saúde é estratégico, pois é nela que se faz saúde, onde a população é efetivamente cuidada antes mesmo que fique doente. Assim, qualificar os profissionais de saúde – através da parceria entre o LAIS e a SESAP/RN – contribui muito para evitar doenças, sobretudo aquelas que se sobressaem e que são amplamente atendidas no espectro do SUS no estado, como diabetes, doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral (AVC), câncer, dengue, zika, chikungunya, sífilis, HIV e outras IST.
Desta forma, fortalecer a atenção primária é um passo fundamental e necessário para organizar a saúde do RN e com isso racionalizar e melhorar a aplicação de investimentos.
O curso
O curso já foi ofertado pelo LAIS, por meio do Ministério da Saúde, para diversos estados do Brasil, em todas as suas regiões. Desta vez, o LAIS está assumindo o protagonismo em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do RN (SESAP/RN) para atender uma demanda histórica do próprio RN. Foram mapeadas as necessidades dos 167 municípios, nas oito regiões de saúde, e elaborado um edital público para qualificar profissionais que estão na linha de frente no enfrentamento de problemas de saúde do nosso estado.
É importante destacar que este curso não é somente uma iniciativa do LAIS em parceria com a SESAP. Ele conta também com o apoio do Ministério da Saúde e do Governo Federal, o que mostra a importância desta formação para a democratização do acesso aos serviços de saúde. “Ela é um instrumento também de promoção da equidade e de justiça social, pilares estes essenciais na construção permanente da excelência da atenção à saúde do nosso estado”, destacou o professor Ricardo Valentim, coordenador do laboratório.