Jordana Vieira – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN (ASCOM/LAIS)
“Essa aula inaugural é na verdade uma celebração da consolidação de um grupo de pesquisa muito forte dentro da Universidade, que tem repercussão nacional e internacional”. Foi relembrando os desafios para implantar o PEPSUS na UFRN, que o diretor executivo do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), Ricardo Valentim, deu início a sua saudação na mesa de abertura da Aula Inaugural da 7ª turma do Curso de Especialização em Saúde da Família do Programa de Formação Permanente em Saúde da Família (PESPSUS/UFRN), na manhã desta quinta-feira (27). O evento foi realizado de forma híbrida, com transmissão pelo canal do YouTube LAIS/UFRN.
Uma das importantes parcerias do PEPSUS foi consolidada com a Secretaria de Educação a Distância (SEDIS/UFRN) que colocou à disposição da iniciativa todo o seu corpo técnico especializado em Educação Mediada por Tecnologias. A secretária de EaD/UFRN, Carmem Rêgo, reafirmou o compromisso de cooperar com o Laboratório e demais parceiros no desenvolvimento dos módulos educacionais que impactam positivamente na melhoria dos serviços públicos de saúde. Dirigindo-se aos calouros da sétima turma, ela enfatizou: “pensem nas pessoas que vocês estão atendendo; lembrem-se sempre de que elas precisam ser olhadas, escutadas e cuidadas e aproveitem essa jornada acadêmica”.
O PEPSUS/UFRN integra o projeto “Formação Humana em saúde com tecnologia e ao longo da vida: um olhar para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no SUS”, executado LAIS/UFRN em parceria com o Ministério da Saúde, o Departamento de Saúde Coletiva (DSC/UFRN), o Programa de Pós-Graduação em Gestão e Inovação em Saúde (PPgGIS/UFRN) e o Departamento de Engenharia Biomédica da UFRN.
O evento contou com a participação de profissionais de nível superior vinculados a unidades de saúde onde estão lotados médicos dos programas de provisão do Ministério da Saúde, como o “Mais Médicos”. Além de Ricardo Valentim e Carmem Rêgo, participaram da mesa de abertura: Mirley Modesto, subcoordenadora da Atenção Primária à Saúde da Sesap/RN; Lyane Ramalho, professora do Departamento de Saúde Coletiva da UFRN e o coordenador do PEPSUS/UFRN, José Adailton da Silva.
Dando continuidade à programação, a professora Patrícia Poeta, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), de Portugal, ministrou a palestra “Resistência a antibióticos numa perspectiva One Health”, na qual abordou a capacidade de bactérias de sobreviverem a antibióticos devido a mutações no seu material genético. Ela relacionou esse tema à abordagem One Health, que integra a saúde humana, animal e ambiental. “É necessário estudar a resistência a antibióticos nessa perspectiva de uma saúde em prol de todos e para todos”, reforçou a professora portuguesa.
No encerramento, o professor do Departamento de Saúde Coletiva da UFRN e coordenador do PEPSUS/UFRN, José Adailton da Silva, apresentou detalhes do processo formativo durante a palestra “O curso de Especialização em Saúde da Família do PEPSUS”. “O objetivo desse curso nada mais é do que transformar positivamente as práticas nesses territórios, para que a gente consiga favorecer a consolidação e o aprimoramento da Atenção Primária à Saúde em uma perspectiva de gestão, participação popular, do cuidado com a base clínica e da saúde coletiva”, afirmou. O professor ainda acrescentou que esse grupo conta com 131 alunos, mas ainda existe a possibilidade de abertura de novas turmas para até 900 estudantes, por isso, é importante que os interessados no curso acompanhem os canais de comunicação oficiais para informações futuras.