Por Dênia Cruz – Assessoria de comunicação LAIS

Mais uma comunidade de Natal está sendo beneficiada com o Sistema de Atenção e Vigilância em Saúde (SALUS) com a entrega de equipamentos e treinamento aos funcionários da UBS do bairro de Nordelândia, na zona norte da cidade. A implementação do SALUS é uma parceria entre Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal no enfretamento da sífilis congênita. Esta é mais uma ação efetiva do Projeto “Sífilis Não”.

O pesquisador do LAIS, Fernando Lucas, apresentou o sistema SALUS e suas funcionalidades aos profissionais de saúde que atuam da unidade.  O médico da UBS, Francisco Cleyder Barbosa, destacou a relevância da capacitação da equipe referente ao sistema para auxiliar o controle e acompanhamento dos pacientes, “é muito importante esse suporte tecnológico como apoio para notificação e tratamento dos pacientes com sífilis”.

O Secretário Municipal de Saúde, George Antunes, reforçou a importância da parceria com o LAIS, “com a entrega de equipamentos, com o sistema apropriado por monitoramento, nós podemos partir também para monitorar outras doenças que também estão causando epidemias. Estamos começando com a sífilis e esperamos bons resultados nessa unidade, porque temos uma equipe muito preparada e qualificada”, pontuou o secretário.

Para a pesquisadora do Projeto “Sífilis Não “, Rosangela Morais, é fundamental estimular a interação pesquisa e atenção básica na ponta pois “ traz muita qualificação na assistência, no atendimento, e gera satisfação tanto para o pesquisador como para o profissional de saúde”. É a ciência colaborando na prática com a melhoria do atendimento à população.

Sistema SALUS

O Salus é uma plataforma responsável pelo monitoramento inteligente de agravos na Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica, com um enfoque especial para os casos de sífilis.