Projetos

Portal de Saúde Baseada em Evidências

O Ministério da Saúde possuía diversas iniciativas com o objetivo de disseminar a construção do conhecimento em saúde e integração entre profissionais dessa área e a troca de saberes entre estes.

No entanto, essas conteúdos estavam dispersos em diferentes endereços na web e fez-se necessária a centralização destas informações em uma única plataforma educacional que sirva de referência para os profissionais de saúde. Além dos conteúdos já produzidos, também observou-se a necessidade de desenvolver outras ferramentas que dessem suporte às práticas assistenciais, educacionais e de gestão em saúde.

Com isso, foi criado o Portal Saúde Baseada em Evidências (PSBE), o qual permite aos profissionais da área a realização de investigação científica por demanda em diversas fontes de informação, como bases de dados com conteúdo sobre saúde baseada em evidências e em revistas, livros e publicações, para responder às perguntas clínicas e de gestão ou de processo de trabalho em saúde.

Portal de Saúde Baseada em Evidências

Benefícios

Conheça as vantagens do projeto

Qualificação dos Profissionais do SUS

O portal é uma ação do Ministério da Saúde voltada para a qualificação profissional dos trabalhadores do SUS.

Facilidade no Acesso

Disponibiliza acesso rápido e fácil a conteúdos e evidências cientificamente revisadas através de protocolos clínicos baseados em evidências, abrangendo documentos escritos, fotos e vídeos.

Expansão e Indexação dos Conteúdos

Fornece informações e conhecimentos necessários para responder a algumas das questões chave enfrentadas por profissionais de saúde, seja no âmbito da prática clínica ou no âmbito da gestão do trabalho.

Evolução do Projeto

Veja os acontecimentos que marcaram o Portal de Saúde Baseada em Evidências

2016

Permite o acesso a bases de conhecimento com conteúdos sobre saúde baseada em evidências, a revistas, livros e outras publicações de parceiros, aplicativos móveis e diretrizes e protocolos clínicos;

Implantação de um motor de busca que permite que os usuários do Portal possam realizar buscas de conteúdos nas bases de dados integradas a partir de termos ou frases.

2018

Implantação do módulo de rastreamento da utilização do metabuscador pelos usuários. Com isso, todos os termos buscados e conteúdos visualizados por meio do metabuscador são registrados para que seja possível gerar estatísticas de utilização específicas do metabuscador.

2019

Implantação do módulo de sugestão de conteúdos a partir das estatísticas de utilização do metabuscador e dos acessos às bases de dados pelos usuários do Portal.