O Ministério da Saúde possuía diversas iniciativas com o objetivo de disseminar a construção do conhecimento em saúde e integração entre profissionais dessa área e a troca de saberes entre estes.
No entanto, essas conteúdos estavam dispersos em diferentes endereços na web e fez-se necessária a centralização destas informações em uma única plataforma educacional que sirva de referência para os profissionais de saúde. Além dos conteúdos já produzidos, também observou-se a necessidade de desenvolver outras ferramentas que dessem suporte às práticas assistenciais, educacionais e de gestão em saúde.
Com isso, foi criado o Portal Saúde Baseada em Evidências (PSBE), o qual permite aos profissionais da área a realização de investigação científica por demanda em diversas fontes de informação, como bases de dados com conteúdo sobre saúde baseada em evidências e em revistas, livros e publicações, para responder às perguntas clínicas e de gestão ou de processo de trabalho em saúde.
Conheça as vantagens do projeto
O portal é uma ação do Ministério da Saúde voltada para a qualificação profissional dos trabalhadores do SUS.
Disponibiliza acesso rápido e fácil a conteúdos e evidências cientificamente revisadas através de protocolos clínicos baseados em evidências, abrangendo documentos escritos, fotos e vídeos.
Fornece informações e conhecimentos necessários para responder a algumas das questões chave enfrentadas por profissionais de saúde, seja no âmbito da prática clínica ou no âmbito da gestão do trabalho.
Veja os acontecimentos que marcaram o Portal de Saúde Baseada em Evidências