A plataforma OpenPacs, foi desenvolvida por pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), sendo a primeira ação no âmbito da parceria com o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL).
A proposta da plataforma é agregar soluções em RIS (Radiology Information System) e HIS (Hospital Information System) na estrutura tecnológica hospitalar, com a intenção de solucionar o problema de armazenar e gerenciar imagens médicas, que é recorrente nos hospitais brasileiros. Assim, eles desenvolveram uma suíte de ferramentas que, na prática, permite o arquivamento de exames como raio-X, ressonância magnética e tomografia computadorizada em um só lugar.
O sistema atua desde a captura das imagens nos equipamentos de exames radiológicos até a entrega e visualização do conteúdo no computador dos profissionais de saúde. OpenTelediagnóstico, OpenForms, OpenRH, OpenMedVideo, OpenBIMED são algumas das ferramentas para práticas de telessaúde e RIS desenvolvidos pelo projeto.
A ferramenta de telediagnóstico para visualização e download de exames em imagens médicas, OpenTelediagnóstico, é possível incrementar as práticas em telessaúde.
O OpenRH é a ferramenta do projeto OpenPACS responsável por regulamentar os acessos aos dados de exames armazenados no banco PACS.
OpenPACS conta ainda com OpenBIMED, OpenForms e OpenMedVideo. Esse pacote dá suporte à pesquisa, gera formulários adaptativos para procedimentos médicos e adequa exames de vídeo para armazenamento no PACS.
Acompanha o desenvolvimento de bebês prematuros que nasceram com hiperbilirrubinemia, nos primeiros 24 meses de vida.
Sistema Web para consulta remota de exames por imagens médicas armazenados em um banco de imagens (PACS).
Gestão de vacinação de idosos em condomínios e instituições de longa permanência, além de acamados.