Projetos

OpenPACS

O projeto OpenPACS foi o primeiro trabalho realizado pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) em parceria com o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) com a proposta de agregar soluções em RIS (Radiology Information System) e HIS (Hospital Information System) na estrutura tecnológica hospitalar.

O projeto OpenPACS é o responsável por gerenciar e armazenar os exames de imagem via um banco PACS (Picture Archiving and Communication System), atuando desde a captura das imagens nos equipamentos de exames radiológicos até a entrega e visualização do conteúdo no computador dos profissionais de saúde.
OpenTelediagnóstico, OpenForms, OpenRH, OpenMedVideo, OpenBIMED são algumas das ferramentas para práticas de telessaúde e RIS desenvolvidos pelo projeto.

OpenPACS

Benefícios

Conheça as vantagens do projeto

Telediagnóstico

A ferramenta de telediagnóstico para visualização e download de exames em imagens médicas, OpenTelediagnóstico, é possível incrementar as práticas em telessaúde.

Segurança

O OpenRH é a ferramenta do projeto OpenPACS responsável por regulamentar os acessos aos dados de exames armazenados no banco PACS.

Suporte

OpenPACS conta ainda com OpenBIMED, OpenForms e OpenMedVideo. Esse pacote dá suporte à pesquisa, gera formulários adaptativos para procedimentos médicos e adequa exames de vídeo para armazenamento no PACS, respectivamente.

Evolução do Projeto

Veja os acontecimentos que marcaram o OpenPACS

2012

O OpenPACS é responsável por armazenar e gerenciar exames de imagem, desde a captura das imagens até a entrega no computador dos profissionais de saúde.

2016

OpenTelediagnóstico: Esta ferramenta permite que profissionais de saúde possam realizar as atividades de laudagem de exames de forma remota;

OpenRH, OpenMedVideo, OpenBIMED: Esse pacote dá suporte à pesquisa, gera formulários adaptativos para procedimentos médicos e adequa exames de vídeo ao armazenamento no PACS, respectivamente.