A plataforma OpenPacs, foi desenvolvida por pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), sendo a primeira ação no âmbito da parceria com o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL).
A proposta da plataforma é agregar soluções em RIS (Radiology Information System) e HIS (Hospital Information System) na estrutura tecnológica hospitalar, com a intenção de solucionar o problema de armazenar e gerenciar imagens médicas, que é recorrente nos hospitais brasileiros. Assim, eles desenvolveram uma suíte de ferramentas que, na prática, permite o arquivamento de exames como raio-X, ressonância magnética e tomografia computadorizada em um só lugar.
O sistema atua desde a captura das imagens nos equipamentos de exames radiológicos até a entrega e visualização do conteúdo no computador dos profissionais de saúde. OpenTelediagnóstico, OpenForms, OpenRH, OpenMedVideo, OpenBIMED são algumas das ferramentas para práticas de telessaúde e RIS desenvolvidos pelo projeto.
A ferramenta de telediagnóstico para visualização e download de exames em imagens médicas, OpenTelediagnóstico, é possível incrementar as práticas em telessaúde.
O OpenRH é a ferramenta do projeto OpenPACS responsável por regulamentar os acessos aos dados de exames armazenados no banco PACS.
OpenPACS conta ainda com OpenBIMED, OpenForms e OpenMedVideo. Esse pacote dá suporte à pesquisa, gera formulários adaptativos para procedimentos médicos e adequa exames de vídeo para armazenamento no PACS.
Identifica, monitora e educa em saúde auditiva, alunos no contexto escolar.
Projeto que aprimora a qualidade de atendimento aos pacientes e o trabalho desenvolvido pelos profissionais de saúde.
Bengala eletrônica que auxilia deficientes visuais