O Orienta Corona RN é um sistema que presta serviço humanizado à população, baseado em fluxogramas e protocolos, sobre dúvidas relacionadas ao covid-19. Ele faz parte do ecossistema tecnológico criado pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), é a ferramenta de mais fácil acesso sobre o novo coronavírus voltada diretamente para auxiliar a população.
O objetivo é oferecer orientações para a população, informações para seu autocuidado, multiplicando ações de prevenção individuais e coletivas nos seus domicílios, bairros e comunidades, e assim diminuindo a sobrecarga nos serviços de saúde.
Por meio de perguntas simples e diretas, o sistema procura identificar a necessidade do usuário relacionada à covid-19 O cidadão tem acesso online ao sistema, que pode ser acionado por qualquer dispositivo com acesso à internet.
O serviço é composto por dois níveis. O 1º nível é o autoatendimento: onde o usuário passa por um atendimento virtual, feito pela inteligência artificial do serviço, fazendo uma triagem e tirando as dúvidas sobre o Coronavírus e a Covid-19. Já o 2º nível é o teleatendimento, que funciona da seguinte forma: caso o usuário necessite de mais informações é direcionado ao teleatendimento em um chat, que será feito por um grupo de estudantes de medicina com a supervisão de profissionais da área de saúde, com uma orientação de forma mais detalhada para quem procurar o serviço.
Sistema de autentificação centralizada para os usuários do Sistema Único de Saúde - SUS.
Iniciativas desenvolvidas para reduzir os impactos da ELA na qualidade de vida do paciente
Sistema que permite aos profissionais da saúde realizar investigações científicas