Jordana Vieira / Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN (ASCOM/LAIS)

Todas as informações dos usuários que utilizarem os serviços do Hospital Hospital Rafael Fernandes, localizado em Mossoró, no Rio Grande do Norte, estarão disponíveis de forma digital no Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP+RN). O sistema foi implementado na última segunda-feira (15) e desde então já conta com avanços tecnológicos relevantes, como a assinatura eletrônica, a evolução integrada do paciente e o monitoramento inteligente.

O sistema desenvolvido pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) está sendo utilizado em outros seis hospitais do RN, sendo eles, Hospital Geral Doutor João Machado, Hospital Giselda Trigueiro, Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, Hospital Regional Deoclécio Marques de Lucena, Hospital Regional da Mulher Parteira Maria Correia e Hospital Regional Tarcísio Maia. 

De acordo com o Secretário de Saúde do Estado, Alexandre Mota, até o fim da gestão do Governo atual, o sistema passará a integrar todos os 14 hospitais restantes. “O PEP será implantado em todos os hospitais de Mossoró, e já estão sendo treinadas equipes em Pau dos Ferros, Assú e em Macaíba, a ideia é que até o final da gestão a gente esteja com todos os nossos hospitais da rede integralizados dentro desse sistema que é muito bom e garante confiança e segurança na hora do registro dos dados”, disse Mota durante a inauguração da implementação. 

Com sua tecnologia, o PEP+RN proporciona maior integração das informações clínicas, suporte às decisões clínicas no núcleo da assistência, padronização dos processos assistenciais, indicadores inteligentes para governança clínica e gestão hospitalar, transparência para os gestores, médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistentes sociais que atuam no Hospital Rafael Fernandes, tudo isso traz mais agilidade, segurança e eficiência no cuidado com os pacientes. Para o pesquisador do LAIS/UFRN, Fernando Lucas, “o PEP + RN traz ganhos expressivos, para os profissionais, significa menos burocracia e mais tempo dedicado ao cuidado; para os pacientes, uma jornada mais transparente, humanizada, ágil e segura”, afirma.

Antes da implementação, pesquisadores do LAIS/UFRN realizaram treinamentos com os profissionais de saúde de Mossoró durante 35 dias. Para o diretor geral do Hospital Rafael Fernandes, Leonardo Carlos Rodrigues de Menezes, a atuação da equipe de pesquisadores foi essencial para que a implementação ocorresse da melhor forma, “precisamos reconhecer que tivemos uma equipe muito boa facilitando nosso aprendizado, em todos os momentos nos encorajando e nos motivando. Eles foram determinantes para chegarmos aqui confiantes de que tudo iria ocorrer bem”, ressalta.