O Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) recebe, com extrema tristeza, a notícia da morte do Dr. Gerson Fernandes Mendes Pereira, servidor de carreira do Ministério da Saúde e que, em sua longa trajetória, colaborou fortemente com o enfrentamento a doenças como a aids, sífilis e outras infecções sexualmente transmissíveis, contribuindo para o fortalecimento do Projeto “Sífilis Não”, fruto de uma parceria entre o LAIS/UFRN e o Ministério da Saúde.

Suas contribuições ocorreram no período em que foi diretor do Departamento de HIV/Aids, hepatites virais e ISTs, entre os anos de 2019 e 2022. De acordo com o diretor executivo do LAIS, Ricardo Valentim, ressalta o aumento do diagnóstico e tratamento de sífilis em mulheres gestantes, resultando na diminuição dos casos de sífilis congênita, quando há transmissão da mãe para o bebê. “Gerson foi muito importante na história do LAIS, com o apoio total ao Projeto “Sífilis Não”e suas ações de enfrentamento à sífilis congênita, quando a criança é contaminada pela mãe durante a gestação ou na hora do parto.

Ao Dr. Gerson Fernandes, o LAIS deixa o mais sincero agradecimento por toda sua jornada de sucesso e luta pela saúde pública no Brasil.