Jordana Vieira – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN (ASCOM/LAIS)
A integração entre sociedade, universidades e os serviços públicos de saúde é fundamental para realizar a transformação digital no Sistema Único de Saúde (SUS). Esse é o objetivo do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde: Informação e Saúde Digital (PET-Saúde/I&SD) do Ministério da Saúde. A iniciativa “InovaSC: Inovação na Saúde Coletiva para a Transformação Digital e Gestão Inteligente no Sistema Único de Saúde”, desenvolvida pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), foi uma das contempladas pelo Edital Conjunto SEIDIGI/SGTES-MS, que orienta as ações do chamado PET-Saúde Digital.
O projeto do LAIS/UFRN foi aprovado em 13º lugar no referido Edital, que recebeu mais de 200 propostas, das quais 91 foram deferidas. Para o diretor executivo do Laboratório, a boa posição do projeto evidencia a qualidade do trabalho executado pela equipe do Laboratório, “isso mostra quanto a produção acadêmica dos pesquisadores do LAIS/UFRN contribuiu para essa colocação; nosso projeto foi muito bem ranqueado por conta da nossa produção acadêmica na área e da competência do nosso grupo de pesquisa”, comemorou.
A elaboração do projeto foi coordenada pelo professor do Departamento de Saúde Coletiva da UFRN (DSC/UFRN) e pesquisador do LAIS/UFRN, José Adailton da Silva, e propõe a utilização de tecnologias emergentes, como realidade virtual, realidade aumentada e inteligência artificial, desenvolvidas pelo LAIS/UFRN, o Laboratório de Tecnologias Imersivas em Saúde (LabTIS) e o Laboratório de Pesquisa e Estudos em Comunicação Comunitária e Saúde Coletiva (Lapeccos), ambos da UFRN, para implementar estratégias de formação, pesquisa e inovação, visando aperfeiçoar a Atenção Primária à Saúde (APS).
Esse cenário, além de promover a integração do ensino, com o serviço e a comunidade, qualifica a coleta, análise e uso de dados em saúde e contribui para a formação de competências dos gestores na área da saúde digital e qualificação da gestão local, gerando autonomia informacional, no que diz respeito à Estratégia de Saúde Digital do SUS e os objetivos do Programa SUS Digital.
Na opinião do professor José Adailton da Silva, a seleção do Projeto traz reconhecimento para o LAIS e a UFRN, proporcionando novas experiências profissionais aos estudantes da Universidade, “a aprovação em 13° lugar mostra a consolidação do LAIS e da UFRN neste campo de conhecimento e possibilita integrar ensino e serviço no campo da saúde digital na região metropolitana, além de permitir que um número significativo de estudantes vivencie a interprofissionalidade em saúde”, afirma.
O Projeto contemplado será desenvolvido em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde de Parnamirim/RN, de Macaíba/RN e de São Gonçalo do Amarante/RN e vai abranger estudantes dos cursos de graduação das áreas de Tecnologia, Saúde Coletiva, Medicina, Farmácia, Enfermagem, Odontologia, Nutrição, Gestão Hospitalar, Engenharia da Computação, Engenharia Biomédica, Engenharia da Produção, Ciência da Computação, Engenharia de Software, Gestão de Políticas Públicas, Biomedicina e Comunicação Social, com ênfase em Jornalismo, Audiovisual e Publicidade e Propaganda.
Para Rogério Gurgel, secretário de Saúde de Parnamirim/RN, a aprovação do trabalho com destaque nacional na área de tecnologia e inovação no SUS é motivo de orgulho para a equipe da SESAD/Parnamirim. “Isso não é apenas um reconhecimento técnico, é uma prova de que quando se tem compromisso, criatividade e coragem para fazer diferente, é possível transformar realidades, mesmo dentro dos desafios da saúde pública. Inovar no SUS é entender que tecnologia não é só sobre equipamentos ou softwares, mas sobre criar soluções que melhorem o acesso, a qualidade do cuidado e a vida das pessoas. E é exatamente isso que esse trabalho representa: o uso inteligente da tecnologia a serviço da saúde coletiva, da prevenção, da promoção da saúde e da equidade”, finaliza.
Mais sobre o PET-Saúde Digital
O PET-Saúde Digital é uma nova edição do PET-Saúde, programa do Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação que possibilita a integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade, com foco na transformação digital do SUS. O projeto incentiva o trabalho colaborativo, a partir de grupos tutoriais formados por docentes e estudantes, além disso, segue as diretrizes do SUS Digital, um conjunto de iniciativas que propõe a modernização do SUS por meio de soluções tecnológicas digitais.