Por Bruno Cássio – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN (ASCOM/LAIS)

O Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) foi incluído, pelo segundo ano consecutivo, no roteiro do programa “AFS Global STEM Academies 2024”, uma iniciativa que combina a aprendizagem digital e presencial e que reúne estudantes com idades que variam de 13 a 17 anos. Nesta quarta-feira (26), 28 intercambistas, de 13 países, visitaram a sede do Laboratório, situada em Natal/RN, e fizeram uma imersão interativa e prática na área de Inovação em Saúde. “Eu adoraria trabalhar nessas áreas de Ciência, Inovação e Tecnologia e criar coisas novas que ajudem a melhorar a vida das pessoas”, disse Emilio Orozpe, do México, durante a visita.

Com uma linguagem bem didática e respondendo a diversos questionamentos, os pesquisadores do LAIS/UFRN apresentaram detalhes de projetos nas áreas de Tecnologias Assistivas, Bioengenharia, Informática em Saúde, Audição e Linguagem, Dispositivos Biomédicos e Educomunicação. Para Shanetha Simon, estudante da Malásia, país do continente asiático, “a visita foi bem informativa e, como alguém que não tem muita experiência nesse tipo de campo, aprendi muito; com certeza, eu amo inovação e amo me envolver para criar algo novo e melhor para o mundo”, disse a jovem.

A ideia central é estimular a reflexão e a colaboração no enfrentamento dos maiores desafios globais da atualidade, com enfoque nas disciplinas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, cujas iniciais formam a sigla em inglês “STEM”. A voluntária brasileira, Eduarda Letícia, atua como uma das monitoras do programa e destaca o papel transformador de oportunidades como essa: “o programa é um investimento para o futuro; então, é muito gratificante saber que a gente está fazendo parte da história desses jovens, mudando um pouco da história de cada um”.

Na primeira semana do mês de julho, os estudantes, que vieram dos Estados Unidos, México, Trinidad e Tobago, Hungria, Reino Unido, China, Japão, Malásia, Indonésia, Azerbaijão, Índia, Egito e África do Sul, seguirão viagem para o Rio de Janeiro/RJ, onde participarão da última etapa do intercâmbio, com a apresentação de projetos inovadores, envolvendo em sua concepção a preocupação com os direitos humanos, a paz entre as nações e a sustentabilidade.

Além do Brasil, a iniciativa será realizada em outros quatro países: Egito, Índia, Estados Unidos e China.

Sobre o AFS

O AFS é uma organização internacional, voluntária, não governamental e sem fins lucrativos, comprometida em oferecer oportunidades de aprendizagem intercultural por meio de programas de intercâmbio para ajudar as pessoas a desenvolver conhecimentos, habilidades e o entendimento necessário para criar um mundo mais justo e pacífico.