Valéria Credidio – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN (ASCOM/LAIS)

Durante uma das piores crises sanitárias globais e mesmo com poucos recursos financeiros, o Rio Grande do Norte encontrou formas de diminuir o número de óbitos por covid-19 em todo o estado. O principal recurso foi o uso da plataforma Regula RN, uma solução de saúde digital, fruto de uma cooperação técnico-científica entre a Secretaria de Saúde Pública (Sesap/RN) e o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN). Destaca-se que, no Rio Grande Norte neste período foi desenvolvida uma importante ação de cooperação técnica também entre o Governo do Estado, os Ministérios Públicos, e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) por meio do LAIS para responder de forma mais qualificada e responsável a essa que foi uma das maiores crise de saúde pública do mundo – essa ação de cooperação técnica foi fundamental para que o RegulaRN se consolidasse como instrumento indutor da política de acesso aos leitos covid-19.

A eficácia do Regula RN foi novamente comprovada, por meio de uma publicação na Revista Frontiers, um dos periódicos científicos mais importantes do mundo. No artigo, intitulado “Inteligência artificial aplicada a análises durante a pandemia: ocupação de leitos COVID-19 no estado do Rio Grande do Norte, Brasil”, os autores demonstram, por meio de dados, do uso de inteligencia artifical e da aplicação de um protocolo de regulação, que foi possível otimizar o acesso aos leitos covid-19 para atendimento dos pacientes com maior transparencia e equidade.

Para realizar o estudo, foram utilizadas informações do banco de dados de regulação de leitos RegulaRN COVID-19. O banco de dados foi extraído em 02/08/2022, quando continha 25.366 regulamentações vigentes, considerando as duas regiões de saúde do Estado: Oeste e Metropolitana. A amostra de dados abrangeu o período de 30 de abril de 2020 a 2 de agosto de 2022.

Os resultados permitiram identificar o melhor modelo para auxiliar os profissionais de saúde no processo de regulação de leitos para pacientes com COVID-19. As descobertas científicas deste artigo demonstram que os métodos computacionais utilizados, aplicados por meio de uma solução de saúde digital, podem auxiliar na tomada de decisões de médicos reguladores e instituições governamentais em situações de crise de saúde pública, isso de forma mais efetiva, ou seja, decisões com maiores chances de salvar mais vidas.

De acordo com Ricardo Valentim, diretor executivo do LAIS e um dos autores do artigo, a plataforma foi muito importante principalmente no momento de crise, no pico da crise aqui no estado do Rio Grande do Norte quando chegamos a ter 10 pacientes para um único leito de UTI. “Isso só foi possível porque durante a pandemia, o governo  do estado acelerou a transformação digital no SUS do RN, incluindo a melhor plataforma de regulação de acesso aos serviços de saúde que nós temos no Brasil hoje, que é a plataforma Regula RN”, enfatizou.

A Plataforma Regula RN atuou, também, como ferramenta de transparência pública ao publicar online diversos indicadores sobre a COVID-19, dados diários utilizados pela imprensa local e pelo consórcio de imprensa nacional para divulgação dos cenários epidemiológicos do Estado. A Plataforma Regula RN foi também uma solução de saúde digital que promoveu e qualificou o controle social, aspecto relevante para evitar a dissonância de informações.

Reconhecimento Público

Antes mesmo do reconhecimento científico vindo por meio do artigo da Frontiers, a governadora do estado, Fátima Bezerra, enfatizou a importância do Regula RN para salvar vidas durante a pandemia. Em evento público, com a presença da ministra da saúde, Nísia Trindade. Em sua fala, Fátima Bezerra falou da importância do Regula RN e da expansão que a plataforma está passando, com a ampliação do atendimento para o Regula Ambulatorial e o Regula Vascular. “Naqueles tempos difíceis de pandemia o LAIS deu uma contribuição decisiva para organizar o SUS para que a gente pudesse cuidar da saúde e salvar vidas. Eu sei o quanto o LAIS foi e continua sendo importante para o fortalecimento do SUS”, ressaltou a governadora.

Como citar

Barreto Tiago de Oliveira, Veras Nícolas Vinícius Rodrigues, Cardoso Pablo Holanda, Fernandes Felipe Ricardo dos Santos, Medeiros Luiz Paulo de Souza, Bezerra Maria Valéria, Andrade Filomena Marques Queiroz de, Pinheiro Chander de Oliveira, Sánchez-Gendriz Ignacio, Silva Gleyson José Pinheiro Caldeira, Rodrigues Leandro Farias, Morais Antonio Higor Freire de, dos Santos João Paulo Queiroz, Paiva Jailton Carlos, Andrade Ion Garcia Mascarenhas de, Valentim Ricardo Alexsandro de Medeiros, Artificial intelligence applied to analyzes during the pandemic: COVID-19 beds occupancy in the state of Rio Grande do Norte, Brazil. Frontiers in Artificial Intelligence. Vol. 6. – 2023