Por Heloísa Lemos/Dênia Cruz – ASCOM/LAIS

A segunda parte do Seminário “Imersão na plataforma de auditoria do SUS”, realizada nesta quarta-feira (23), foi marcada por discussões sobre a arquitetura a ser implementada no desenvolvimento da plataforma de auditoria de SUS. Os debates ao longo do dia contaram com a participação dos parceiros envolvidos no projeto, que propuseram soluções e discutiram problemáticas identificadas no processo de construção do recurso.

A abertura do evento contou com a fala do diretor executivo do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), Ricardo Valentim. Na ocasião, Valentim fez uma breve apresentação da história do laboratório desde sua fundação até os dias atuais. Além disso, mostrou aos presentes a expertise do laboratório no desenvolvimento de sistemas, como o caso do Regula RN. “Essa é uma plataforma que foi idealizada por nós, através de um pleito do Governo do Rio Grande do Norte. Em parceria, desenvolvemos o sistema e alcançamos sucesso em sua implementação. Entretanto, diferentemente de outras serviços do tipo, o Regula RN está em constante mudança e atualização, para que se adeque às necessidades da população”.

Após a apresentação de Ricardo Valentim os pesquisadores que representam as instituições parceiras do seminário tiveram uma manhã de discussões, com foco no desenvolvimento da arquitetura da plataforma de auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS).

No segundo momento do encontro, os pesquisadores passaram a tarde em reunião de trabalho discutindo a construção da plataforma de auditoria, elaborando mapas de tratamento de dados com os modelos dos projetos desenvolvidos por cada parceiro.  O representante da Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS), Júlio César, colocou que “o documento de arquitetura é vivo, que é atualizado pela tecnologia em processo, sendo importante a troca entre os projetos”. Já o pesquisador do LAIS, Rodrigo Silva, também destacou a necessidade de requisitar ao Departamento de Informática do SUS (DATASUS) informações das trilhas de dados, garantindo a confiabilidade das informações, para com isso fazer o recorte dos modelos de sistemas de cada parceiro, e assim utilizar no processo de desenvolvimento da plataforma de auditoria do SUS.

O seminário é promovido pelo Ministério da Saúde por meio do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS), em parceria com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), Universidade de Brasília (UnB), Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), Palantir Technologies, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD) e o SENAI/CIMATEC. O evento segue até a próxima sexta-feira (25).