Por Gabriel Mascena / Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN (ASCOM/LAIS)
Aproximar a ciência e a universidade das pessoas é uma das missões do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), que desenvolve, além de projetos e ferramentas úteis à população, conhecimento científico para a sociedade, levando o nome da Universidade Federal do Rio Grande do Norte para o Brasil e para o mundo. Entre os resultados desse legado, está a recente premiação da UFRN no Prêmio de Contribuição Científica ao Acesso Aberto pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), onde a instituição foi reconhecida como a melhor do Nordeste, com maior percentual de publicações científicas em acesso aberto.
Entre 2019 e 2023, a UFRN alcançou a marca de 4 mil publicações em acesso aberto, consolidando sua liderança regional. Desse total, o LAIS teve uma contribuição significativa, com mais de 290 artigos publicados em periódicos científicos de renome, como a The Lancet, revista que registra mais de 84 milhões de visitas anuais e 141 milhões de artigos baixados globalmente e é amplamente reconhecida como uma das revistas científicas mais importantes e prestigiadas do mundo, especialmente na área médica e de ciências da saúde. É o caso do artigo “Use of Interrupted Time Series Analysis in Understanding the Course of the Congenital Syphilis Epidemic in Brazil”, que traz resultados científicos importantes obtidos pelo Projeto “Silifis Não”, desenvolvido no Brasil.
Além das publicações em revistas científicas, o LAIS também é responsável por outras produções acadêmicas, com mais de 2 mil trabalhos de conclusão de curso (TCC) em graduação e especialização, 60 dissertações de mestrado, mais de 30 teses de doutorado, 57 livros publicados e cerca de 120 trabalhos apresentados em anais de eventos. Além disso, o Laboratório ganha destaque na produção de recursos educacionais abertos, como no caso do Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS), que conta atualmente com mais de 1 milhão de estudantes matriculados, espalhados por mais de 50 países diferentes.
Contribuindo com esse cenário, o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) também tem se consolidado como um dos principais polos de produção científica e tecnológica da UFRN e do estado, reforçando a importância de dar retorno à sociedade por meio da pesquisa e da produção científica aos investimentos públicos feitos nessas áreas tão relevantes para o desenvolvimento econômico e social de um país.