Por Valéria Credidio – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN
Pesquisadoras da Base de Audição e Linguagem do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) participam, durante esta semana, em Florianópolis/SC, do 38º Encontro Internacional de Audiologia (EIA). O evento é promovido pela Academia Brasileira de Audiologia (ABA), com a participação de pesquisadores de diversos países.
Ao todo, serão apresentados nove trabalhos, de autoria das pesquisadoras do LAIS/UFRN, durante a programação, com destaque para o relato intitulado como “Competência Comunicativa das famílias e decodificação de fala de crianças com risco para o desenvolvimento da linguagem em um programa de capacitação parental via teleintervenção”, tendo como autoras: Flávia Lemos, Sheila Balen, Aryelly Araújo e Joseli Brazorotto. Esse estudo está concorrendo ao prêmio de melhor pesquisa participante do Encontro.
De acordo com a coordenadora da Base de Audição e Linguagem, Sheila Balen, o trabalho selecionado para a premiação retrata o estudo de intervenção usando a teleconsulta numa proposta de vídeo feedback, onde está focalizada a mudança da sintonia de comunicação da família com a criança. “Observamos mudanças significativas na forma como a família sintoniza a sua comunicação com a criança, conseguindo se comunicar o que reflete na melhora de desenvolvimento de linguagem da criança”.
Todos os bebês que participam do estudo são provenientes do Projeto “Sífilis Não”, resultado de uma parceria do LAIS/UFRN com o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Os bebês têm histórico de sífilis congênita e, por esse motivo, podem apresentar algum atraso no desenvolvimento. “É muito importante poder socializar este e outros resultados alcançados nos nossos estudos e trocar experiências com outros pesquisadores da área de audição e linguagem”, reafirmou Sheila Balen.