Por Bruno Cássio – Assessoria de Comunicação do LAIS
“Pesquisas em Saúde: Dificuldades e Perspectivas” foi o tema de uma das mesas redondas do Simpósio de Inovação e Gestão na Saúde (SIGS), que é realizado no Espaço SEBRAE, em Vitória, capital do Espírito Santo. O debate contou com a participação de Ricardo Valentim, diretor executivo do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), que destacou pontos importantes para o desenvolvimento de estudos científicos na área da saúde, fez um retrospecto das pesquisas desenvolvidas pelo Laboratório e enfatizou a relevância das cooperações institucionais e da divulgação científica, dentro desse contexto.
“A comunicação do que a gente faz é muito importante, temos de mostrar o papel da universidade, que é uma ferramenta poderosa para essa questão da Ciência e Tecnologia, principalmente, no âmbito do Sistema Único de Saúde”, declarou Valentim. “No Rio Grande do Norte, nós fizemos grandes cooperações técnicas, com a universidade, governo do estado, secretaria de estado e todos os ministérios públicos”, complementou ao se referir sobre os bons resultados das cooperações técnicas firmadas durante a pandemia da covid-19.
Ainda em sua fala, o diretor executivo do LAIS/UFRN fez referência à parceria do Laboratório com o Governo do Espírito Santo para o desenvolvimento da Plataforma Vacina e Confia ES, que monitora dados de imunização, e agradeceu o trabalho colaborativo com a Secretaria de Saúde capixaba (SESA/ES) e o com o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi).
Rede de contatos
O SIGS é promovido pela Fundação Estadual de Inovação em Saúde (iNOVA Capixaba), em parceria com o SEBRAE e o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi). O evento será encerrado no dia 04 de junho de 2023 e tem se mostrado uma excelente espaço para estabelecer contatos e discutir novas parcerias. O dirigente do LAIS/UFRN aproveitou a oportunidade para trocar impressões sobre o contexto da saúde pública no país com autoridades presentes no Simpósio.
Ricardo Valentim manteve conversas com a Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel; com Fabiano Ribeiro dos Santos, diretor-presidente do ICEPi, e com a pesquisadora da Fiocruz e pneumologista, Margareth Dalcolmo, entre outras autoridades. Dalcomo foi quem ministrou a Palestra Magna do Simpósio. A especialista ficou nacionalmente conhecida por suas mais de 500 participações em programas de emissoras de TV e rádio e nos jornais brasileiros, nos últimos dois anos, quando esclareceu dúvidas e informou sobre a pandemia de covid-19, com uma linguagem clara e objetiva.
Para assistir à palestra de Margareth Dalcomo e à participação do diretor executivo do LAIS/UFRN, você pode clicar aqui.