Jordana Vieira – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN
Sonhar é imaginar o futuro, algo que a ciência também faz ao prever cenários a partir de dados e evidências. E foi esse exercício de projetar possibilidades de futuro que marcou a experiência do jovem George Santos, de 19 anos, durante sua visita ao Laboratório de Inovação em Saúde (LAIS/UFRN). “Conhecer o LAIS hoje foi uma oportunidade de ver um futuro que eu espero que seja meu”, afirmou. Ao longo dos meses de novembro e dezembro, estudantes concluintes do curso de Informática para Internet do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), dos campi Santa Cruz, Caicó e Currais Novos estiveram no Laboratório para participar de uma aula de campo.
Os alunos tiveram a oportunidade de ver sua área de estudo, a informática, aplicada de forma prática na realidade, com impacto positivo no dia a dia das pessoas na área da saúde. Ao longo da visita, conheceram de maneira aprofundada os projetos desenvolvidos nas bases de pesquisa de Tecnologias Assistivas, Bioengenharia, Audição e Linguagem, e Educomunicação, como os projetos “Osseus”, “Revela”, “Caneta a Plasma”, “3D Saúde”, “Ventilador Mecânico”, “Bambino”, “Tecnologias em Audiologia” e “Sintonia”, entre outras soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Laboratório. Para Hiandro Medeiros, de 20 anos, os projetos do LAIS trazem uma forte contribuição para a sociedade no diagnóstico de doenças negligenciadas. “Sobre os projetos que eu vi aqui no LAIS, eu achei muito inovadores e importantes para ajudar tanto no diagnóstico quanto no cuidado de pessoas com diversas doenças que não têm tanta atenção assim na nossa sociedade atualmente”, disse.
Na visão de Ana Beatriz Silva de Oliveira, 18 anos, do curso de Informática do IFRN Santa Cruz, conhecer os projetos do LAIS/UFRN expandiu sua visão sobre a área da informática e como ela pode ser aplicada de diversas maneiras. “Conhecer os projetos aqui no Laboratório foi muito importante para minha formação, já que a gente tem a experiência de ver como os projetos são feitos. Mudou muito a minha visão sobre a informática, a gente vê o quanto é abrangente e traz melhorias para a saúde”, afirmou.
As visitas integram uma série de aulas de campo promovidas pelos professores do Instituto para os alunos concluintes. Elas servem como oportunidade para que os estudantes articulem teoria e prática por meio da observação, do esclarecimento de dúvidas e da troca de experiências. Além disso, o momento funciona como inspiração para a escolha de futuras carreiras no ensino superior.
Para Maria Alice Felipe e Silva, 18 anos, a aula de campo no Laboratório foi importante para ver a aplicação da informática em diversas áreas: “nossos professores decidiram fazer essa aula de campo no LAIS para a gente poder ver a técnica que nós estudamos na informática, mas não vimos realmente sendo colocada em prática. Então, esse tipo de visita é muito interessante porque você pode ver o que pode ser feito com aquilo que você aprende. Porque eu estudo Java, eu estudo eletrônica, só que ver esses projetos, sobre osteoporose, sobre tudo isso, e eu achei muito interessante. Porque eu nunca tinha pensado tanto em entrar na área de saúde, que também é meio que do meu interesse”, finaliza a estudante.
Desde o início da sua trajetória, o LAIS/UFRN recebe turmas de estudantes que desejam entender, na prática, como as tecnologias tornam os serviços de saúde mais eficientes e acessíveis a toda a população. Clique aqui e confira o vídeo que preparamos sobre as visitas do IFRN ao Laboratório.