Por Valéria Credidio – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN (ASCOM/LAIS)
Atendendo a um convite da Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Amapá, pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) apresentaram o Ecossistema de Gestão Hospitalar criado pelo LAIS e implementado no sistema de saúde pública estadual do Rio Grande do Norte. Na ocasião foram apresentados o Sistema de Prontuário Eletrônico (PEP+RN), Regula RN Leitos, Regula Ambulatorial e Farmácia RN.
A equipe da secretaria de saúde do Amapá participou da reunião, coordenada pela secretária de saúde Débora Okabaiashi.
O LAIS foi representado pelos pesquisadores Fernando Oliveira e Nìcolas Veras, integrantes da equipe de desenvolvimento e gerenciamento de todas essas ferramentas. Vale ressaltar que todo o trabalho de elaboração do ecossistema teve início durante a pandemia de covid-19, quando um dos principais desafios era o gerenciamento de leitos de UTIs e clínicos para a internação dos pacientes.
À época, o Rio Grande do Norte foi um dos únicos estados brasileiros a não instalar hospitais de campanha (temporários) havendo uma otimização dos leitos já existentes e abertura de leitos permanentes, sempre com o gerenciamento da plataforma. “O ecossistema de gestão hospitalar é um legado que foi criado em um momento de crise e que está sempre sendo aperfeiçoado para o atendimento das necessidades existentes”, explicou Fernando Oliveira.
PEP + RN
O PEP + RN é uma plataforma inteligente para o registro digital e integrado dos dados de saúde dos pacientes. A plataforma tem como foco proporcionar maior segurança, agilidade e eficiência na gestão do cuidado e dos serviços de saúde, estando centrado na experiência dos profissionais e na completa atenção ao paciente.