Por Arthur Barbalho
Fotos: Cintia da Hora

Mais de 63 mil pessoas já se matricularam no curso “Vírus respiratórios emergentes, incluindo a Covid-19”, disponibilizado pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN) em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). O módulo conta com alunos em 45 países, de todos continentes.

Os dados foram disponibilizados pelo serviço de suporte do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS), plataforma de formação mediada por tecnologias desenvolvida pelo LAIS, e que reúne cursos para formação de profissionais e gestores da área da saúde, além do público em geral.

Os números gerais são ainda maiores. Isto porque há quase 8 mil estudantes que não declararam a região onde vivem no momento do cadastro. Somando com estes, são mais de 71 mil pessoas, podendo ampliar também os dados por país.

De acordo com a equipe do AVASUS, a maior parte dos alunos do curso concentra-se nos países da América Latina, com o Brasil liderando a estatística. São 63.209 espalhados em todas as cidades do Brasil. Destacam-se na região nações como Paraguai (75), Argentina (53) e Bolívia (53).

Nos Estados Unidos, 61 pessoas já realizaram o curso sobre a Covid-19. Já na Europa, a maioria dos matriculados está em Portugal (51).

Chama a atenção, todavia, países onde a língua latina não é dominante. São os casos da Irlanda (7), Suíça (5), Japão (4), Noruega (4), Antígua e Barbuda (1) e Filipinas (1). Na Oceania, o curso conta com alunos na Austrália (3) e Nova Caledônia (1).

Na África, os três países que contam com matriculados são nações de língua portuguesa, sendo elas Angola (3), Moçambique (3), Cabo Verde (2) e Guiné-Bissau (1).

No Brasil, curso chegou a mais de 53% das cidades
O curso “Vírus respiratórios emergentes, incluindo a Covid-19” já tem alunos em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal. No total, 2.986 municípios têm pelo menos um aluno matriculado no módulo, o que equivale a 53,61% das cidades brasileiras.

Os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, principais epicentros da Covid-19 no país, têm o maior número de matriculados, com 9.129 e 6.068 alunos, respectivamente. Na sequência vem o Rio Grande do Norte (5.543), seguido por Minas Gerais (4.526) e Bahia (4.138).

“Números mostram contribuição para a saúde global”
De acordo com o professor Ricardo Valentim, coordenador do LAIS, os dados apresentados mostram a contribuição da UFRN, através do LAIS, para ações de conscientização no âmbito da saúde global. “Os números mostram que o curso conta com pelo menos um aluno em cada continente do mundo. Ou seja, este curso tem contribuído para a saúde global em um contexto geral. É um marco muito importante para o Brasil, que pauta a questão da formação humana em saúde para o enfrentamento do coronavírus”, afirmou.

O professor destacou ainda que o curso possibilitou a criação de uma trilha formativa, com outros recursos educacionais com a temática do coronavírus sendo desenvolvidas em sequência pelo LAIS. “Foram criados outros cinco cursos que tratam de questões como manejo de pacientes, uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), acompanhamento de pacientes, prevenção e controle de infecções, importância do isolamento físico, e por fim, sobre a realização do teste rápido. São cursos que terão grande repercussão no processo formativo, e que colocam o Brasil numa posição de protagonismo neste quesito, alcançando todo o mundo com estas produções”, disse ele.