Regula RN

O RegulaRN é um sistema inteligente que ordena e padroniza o fluxo de acesso aos leitos covid-19 (críticos e clínicos) no estado do Rio Grande do Norte, criado no período pandemia do novo coronavírus para auxiliar a regulação de leitos no Estado. Por meio de uma série de algoritmos de automatização de processos o sistema é capaz de otimizar o tempo de resposta do SUS para a utilização dos leitos ofertados no RN.

A plataforma foi totalmente desenvolvida pela equipe de pesquisadores em Tecnologia da informação (TI) do LAIS ( Laboratório de inovação tecnológica em saúde), que de forma voluntária criaram o sistema como medida colaborativa no enfrentamento à Covid-19, atendendo a uma demanda suprimida há anos da SESAP (Secretaria de Saúde Pública do Estado) , que necessitava de um sistema de regulação de leitos para rede estadual de saúde.

O sistema permite prever se a rede de saúde está perto da superlotação, possibilita um mapa de informações sobre a situação das vagas de UTI e leitos clínicos. O que traz equidade para população e transparência para a gestão de saúde, auxiliando nas ações e contribuindo com eficiência para politicas públicas em saúde no Rio Grande do Norte.

Após momento critico da pandemia, o Regula RN teve sua atuação ampliada para diversos processos importantes para regulação do Sistema Único de Saúde (SUS) no RN. Com essa expansão a plataforma tem informações sobre leitos, exames de alta complexidade (tomografia, ressonância e densitometria por exemplo), tratamentos de continuidade (quimioterapia e hemodiálise por exemplo), urgência e emergência (SAMU) e cirurgias eletivas. Haverá, também neste projeto, um espaço reservado exclusivo para a gestão hospitalar, uma vez que essa é uma área estratégica para a regulação.

O Regula RN permite que os pacientes tenham assistência aos serviços de saúde pública com transparência, integridade e equidade, seguindo a politica nacional de regulação do SUS.

Saiba mais sobre o projeto

Mais transparência

É possível por meio do sistema monitorar em tempo real a disponibilidade de leitos na rede pública de saúde do Estado do RN.

Acesso simplificado e equidade

Os profissionais de saúde que atuam na demanda de regualção de leitos no sistema de saúde do Estado tem acesso simplificado e ágil aos dados sobre o paciente e a disponibilidade dos leitos, e de forma sistemática conseguem mediar e promover equidade na assistência a população.

Sistema inteligente

Tem um cruzamento de dados que identifica a situação de leitos existentes na rede pública de saúde de todo estado do RN e os pacientes que necessitam de regulação, assim otimizando o fluxo de atendimento, salvando vidas de forma mais efetiva e rápida.

Leia também

Logo do Projeto Saúde Auditiva do Escolar

Saúde Auditiva do Escolar

Identifica, monitora e educa em saúde auditiva, alunos no contexto escolar.

Logo do Projeto Sífilis Não

Sífilis Não

Realizar ações para reduzir os casos de sífilis adquirida, sífilis em gestantes, e eliminar a sífilis congênita.

Logo do Projeto Escola de Programação

Escola de Programação

O projeto forma pesquisadores parar desenvolver sistemas para o LAIS e para a Rede de Saúde Pública.