Regula RN

O RegulaRN é um sistema inteligente que ordena e padroniza o fluxo de acesso aos leitos covid-19 (críticos e clínicos) no estado do Rio Grande do Norte, criado no período pandemia do novo coronavírus para auxiliar a regulação de leitos no Estado. Por meio de uma série de algoritmos de automatização de processos o sistema é capaz de otimizar o tempo de resposta do SUS para a utilização dos leitos ofertados no RN.

A plataforma foi totalmente desenvolvida pela equipe de pesquisadores em Tecnologia da informação (TI) do LAIS ( Laboratório de inovação tecnológica em saúde), que de forma voluntária criaram o sistema como medida colaborativa no enfrentamento à Covid-19, atendendo a uma demanda suprimida há anos da SESAP (Secretaria de Saúde Pública do Estado) , que necessitava de um sistema de regulação de leitos para rede estadual de saúde.

O sistema permite prever se a rede de saúde está perto da superlotação, possibilita um mapa de informações sobre a situação das vagas de UTI e leitos clínicos. O que traz equidade para população e transparência para a gestão de saúde, auxiliando nas ações e contribuindo com eficiência para politicas públicas em saúde no Rio Grande do Norte.

Após momento critico da pandemia, o Regula RN teve sua atuação ampliada para diversos processos importantes para regulação do Sistema Único de Saúde (SUS) no RN. Com essa expansão a plataforma tem informações sobre leitos, exames de alta complexidade (tomografia, ressonância e densitometria por exemplo), tratamentos de continuidade (quimioterapia e hemodiálise por exemplo), urgência e emergência (SAMU) e cirurgias eletivas. Haverá, também neste projeto, um espaço reservado exclusivo para a gestão hospitalar, uma vez que essa é uma área estratégica para a regulação.

O Regula RN permite que os pacientes tenham assistência aos serviços de saúde pública com transparência, integridade e equidade, seguindo a politica nacional de regulação do SUS.

Saiba mais sobre o projeto

Mais transparência

É possível por meio do sistema monitorar em tempo real a disponibilidade de leitos na rede pública de saúde do Estado do RN.

Acesso simplificado e equidade

Os profissionais de saúde que atuam na demanda de regualção de leitos no sistema de saúde do Estado tem acesso simplificado e ágil aos dados sobre o paciente e a disponibilidade dos leitos, e de forma sistemática conseguem mediar e promover equidade na assistência a população.

Sistema inteligente

Tem um cruzamento de dados que identifica a situação de leitos existentes na rede pública de saúde de todo estado do RN e os pacientes que necessitam de regulação, assim otimizando o fluxo de atendimento, salvando vidas de forma mais efetiva e rápida.

Leia também

Logo do Projeto Caneta à plasma

Caneta à plasma

Idealizar e desenvolver uma Caneta à Plasma para remoção de cáries dentárias.

Logo do Projeto Portal de Saúde Baseada em Evidências

Portal de Saúde Baseada em Evidências

Sistema que permite aos profissionais da saúde realizar investigações científicas

Logo do Projeto Acolhe Saúde RN

Acolhe Saúde RN

Acomodação de profissionais de saúde no Hotel Barreira Roxa.