Projetos

Bambino

O projeto Bambino é um programa desenvolvido, originalmente, para acompanhar o desenvolvimento de bebês prematuros que nasceram com hiperbilirrubinemia (ou icterícia) nos primeiros 24 meses de vida . Na expansão deste projeto ele também engloba o acompanhamento de bebês com infecções congênitas, em particular, a sífilis congênita .

Este projeto teve sua primeira etapa de 2013 a 2015 quando foram estudados bebês prematuros moderados e de 2018 a 2021 bebês expostos a sífilis congênita. Nas duas etapas o objetivo está sendo estudar o desenvolvimento de bebês com indicadores de risco, no caso prematuros ou com infecções congênitas, quanto ao seu desenvolvimento cognitivo e perceptivo, com foco à audição e a linguagem.

Bambino

Benefícios

Conheça as vantagens do projeto

Epidemiologia

Identificação e caracterização da prevalência de alterações audiológicas e do desenvolvimentos em bebês prematuros ou expostos a sífilis congênita.

Identificação

Definição de marcadores de desenvolvimento do sistema auditivo central em bebês nos dois primeiros anos de vida

Qualidade de vida

Melhoria da qualidade de vida de bebês/crianças e suas famílias, tendo em vista o aprimoramento do diagnóstico e terapêutica voltada à população de bebês de risco em seu curso de desenvolvimento

Evolução do Projeto

Veja os acontecimentos que marcaram o Bambino

2013

Projeto Desenvolvimento cognitivo e perceptual de bebês com hiperbilirrubinemia perinatal nos primeiros vinte e quatro meses de vida

2018

Desenvolvimento auditivo e infantil de bebês expostos a sífilis congênita nos primeiros dois anos de vida

2019

Avaliação audiológica e de desenvolvimento: 30 dias