Projetos

Ambulatório de Neuroaudiologia

A neuroaudiologia investiga as relações entre o processamento da informação auditiva, o funcionamento do cérebro e o comportamento humano. Crianças, adolescentes e adultos podem apresentar alterações no processamento auditivo subjacentes ou em comorbidade a outros transtornos. Os transtornos do processamento auditivo central podem ser definidos como dificuldades em uma ou mais habilidades auditivas que são necessárias nos processos de comunicação do dia a dia.É necessário que seja realizada avaliação, diagnóstico e intervenção destas alterações visando a qualidade de saúde e interação social e acadêmica destas crianças, adolescentes e adultos.

O objetivo deste projeto é criar um ambulatório de neuroaudiologia para avaliação e diagnóstico de crianças, adolescentes e adultos com queixas de dificuldade para ouvir, visando contribuir para a compreensão e resolutividade na intervenção destes transtornos. Neste ambulatório todos os pacientes realizam procedimentos de avaliação audiológica periférica (audiometria tonal liminar, imitância acústica e logoaudiometria) e do processamento auditivo central (psicoacústicos, eletrofisiológicos e eletroacústicos). Há integração entre atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Ambulatório de Neuroaudiologia

Benefícios

Conheça as vantagens do projeto

Contribuição com o SUS

Contribuir com a disponibilização de procedimentos de avaliação audiológica periférica e central na Rede de Saúde do Sistema Único de Saúde do Rio Grande do Norte, por ser o único serviço na rede que realiza a avaliação do Processamento Auditivo Central.

Resolutividade

Auxiliar na identificação da natureza dos Transtornos do Processamento Auditivo Central contribuindo para a resolutividade no tratamento.

Diagnóstico e Tratamento

Contribuir para a resolutividade no diagnóstico e tratamento dos Transtornos do Processamento Auditivo Central.