Valéria Credidio/ Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN

Criado durante o período da pandemia de covid 19, o RN + Vacina completa cinco anos de atuação, implementando soluções inteligentes para o gerenciamento do esquema vacinal em todo o Rio Grande do Norte. Fruto de uma parceria entre o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) e a Secretaria de Estado de  Saúde Pública (SESAP/RN), a plataforma inicia o ano de 2026 com atualizações importantes para os gestores municipais e estaduais e para o público em geral.

Entre as atualizações estão a gestão de estoque inteligente, garantindo maior segurança na distribuição dos imunizantes e mais precisão na logística dos imunobiológicos, possibilitando o gerenciamento de frascos abertos e fechados, com controle aprimorado do saldo de doses. Outra novidade é a  interface  oferece do sistema, que mostra, em ordem cronológica, os registros de vacinação, incidentes que possam ocorrer durante o processo e notas de fornecimento. 

Para o gerente do RN + Mais Vacina e pesquisador do LAIS, Fernando Farias, essas atualizações são importantes porque trazem um maior controle, transparência e segurança para a logística de imunobiológicos e o monitoramento inteligente da vacinação em todo o estado. “Tudo é realizado com a rastreabilidade em tempo real e identificação do usuário responsável”, enfatizou o pesquisador. 

Farias ainda ressaltou que, entre as atualizações, está a nova central de incidentes, com um guia detalhado das ocorrências, o passo a posso para os registros, com controle, segurança e padronização. “Esse gerenciamento integrado e inteligente de incidentes é realizado com frascos abertos e fechados, garantindo ainda mais segurança para todos os envolvidos no processo de imunização da população”, finalizou. 

Sobre o RN + Vacina
A plataforma RN + Vacina transformou a governança das ações de imunização no estado do Rio Grande do Norte, consolidando-se como uma referência nacional em sistemas de informação para a imunização no contexto do SUS.

Lançado em 15 de janeiro de 2021, o sistema representou um marco no registro, monitoramento e compartimento de dados vacinas no Brasil, registrando, apenas nos 10 primeiros dias de uso, a adesão dos 167 municípios do RN, possibilitando a transmissão, em tempo real, dos dados de vacinação para o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), por meio da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). 

A experiência exitosa do RN + Vacina ultrapassou as fronteiras do estado, chegando ao Espírito Santo, na região Sudeste do Brasil. No estado capixaba, também em 2021, foi implementada a plataforma Vacina e Confira, resultado de uma parceria entre o LAIS e o Governo daquele estado. A Vacina e Confia também passa por atualizações e conta com o monitoramento da equipe de pesquisadores do LAIS.