Por Dênia Cruz – Assessoria de Comunicação do LAIS
O município de São Gonçalo do Amarante foi mais um contemplado com equipamentos para a organização da sala de situação do Projeto “Sífilis Não”. A doação das novas ferramentas e mais uma ação da parceria entre o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN) com a Secretaria de Saúde do Município.
Este é o primeiro município do Rio Grande do Norte a receber o kit que tem 10 computadores e uma Smart TV de 65 polegadas, material que dará suporte tecnológico a gestão municipal de saúde, permitindo os profissionais de saúde acessarem o SALUS (Sistema de Atenção e Vigilância em Saúde), para realizar o monitoramento dos casos de sífilis, com atenção as notificações de sífilis congênita.
O Secretário Municipal de Saúde, Jalmir Simões, destacou a parceria com o LAIS e o projeto “Sífilis Não” e os benefícios para a gestão, “esse projeto traz a possiblidade da nossa atenção primária captar os dados com relação a sífilis, e isso irá direcionar as tomadas de decisões de nossa gestão por meio dos dados captados pelo SALUS”, colocou o secretário.
De acordo com Geir Veras, pesquisador do LAIS responsável pela logística dos equipamentos, alguns municípios potiguares estão destinados a receber esse material para auxiliar a rede de atenção primária no enfretamento à sífilis, “com essa parceria temos a implantação do sistema SALUS, e teremos um arcabouço tecnológico compatível com os sistemas desempenhados, para a gente ter uma melhor coleta de dados e maior fortalecimento da rede de combate o agravo”.
Sistema SALUS
O Salus é uma plataforma responsável pelo monitoramento inteligente de agravos na Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica, com um enfoque especial para os casos de sífilis.