O LAIS marcou presença na edição da Campus Party Natal, que ocorreu de 11 a 15 de abril. Todos os participantes que passaram pela bancada da W3e puderam conhecer um pouco mais sobre o projeto Autonomus, desenvolvido pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), da UFRN.
Os pesquisadores de iniciação cientifica Beatriz Soares, Diego Diógenes e Cefas Rodrigues apresentaram o projeto Autonomus e as possibilidades da tecnologia denominada “Mimico” por meio das pesquisas realizadas no LAIS. Também foram apresentados estudos realizados pelo Laboratório com destaque pela busca de tecnologias que favoreçam o alcance e a inclusão das pessoas.
Para a Aline Carvalho, embaixadora da Campus Party, as soluções apresentas pelos pesquisadores do LAIS foram uma das melhores feitas durante a feira. Como resultado, o LAIS foi convidado para apresentar esta e outras soluções na Campus Party São Paulo.
Projeto Autonomus
O Autonomus tem como principal objetivo libertar pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) que não conseguem mais se comunicar da necessidade de equipamentos caros. O projeto é um software que utiliza uma webcam comum para captar e transformar o movimento dos olhos, permitindo que o portador da doença se comunique. Atualmente, os aparelhos disponíveis para essa captação e processamento custam entre R$ 4.500 e R$ 80 mil e dependendo de padronização para cada paciente.
W3e
De acordo com a sociedade brasileira de computação, cerca de apenas 10% das pessoas envolvidas com TI são mulheres. Além disso, há muitas barreiras que dificultam o acesso das mulheres nas áreas tecnológicas, e foi pensando em incentivar as mulheres a conquistarem espaço tanto na área tecnológica, como em diversas outras em que ainda são minoria, que nasceu o projeto W3E – Women Winning the World with Equity. O W3e tem como alvo instigar e apoiar as mulheres a conquistarem seu lugar onde quer que desejem.