Por Jordana Vieira – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN

Refletir como a formação mediada por tecnologia dos profissionais da saúde pode ser um caminho para garantir um atendimento mais resolutivo, humanizado e integrado na saúde pública foi um ponto central na tese de doutorado, aprovada com louvor, da pesquisadora do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), Laianny Krízia Maia Pereira e, agora, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família (PPGSF), ofertado pela Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF), que reúne 11 instituições de ensino superior, dentre elas a UFRN. A defesa ocorreu na manhã da última segunda-feira (11), de maneira híbrida, com  integrantes da banca presentes no auditório da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS/UFRN) e outros em modo remoto.

A pesquisa intitulada “Impactos da Formação em Saúde mediada por tecnologia direcionada aos profissionais do Programa Mais Médicos na Atenção Primária à Saúde” teve como objetivo analisar os impactos da formação em saúde, ofertada por mediação tecnológica aos médicos que fazem parte desse Programa, sobre os processos de trabalho e os resultados nos atendimentos realizados nas Unidades Básicas de Saúde, onde esses profissionais estão lotados. O estudo foi orientado pela professora do Departamento de Saúde Coletiva/UFRN, Tatyana Maria Silva de Souza Rosendo e coorientado pelo professor do Departamento de Saúde Coletiva da UFRN (DSC/UFRN) e pesquisador do LAIS/UFRN, José Adailton da Silva.

Durante o desenvolvimento da tese, a pesquisadora pretendeu interligar o campo prático e científico da área, visando trazer contribuições tanto para os estudos acadêmicos, quanto para a o cotidiano dos atendimentos na Atenção Primária no Sistema Único de Saúde (SUS), “minha pesquisa busca conectar ciência e prática, mostrando como a formação em saúde mediada por tecnologia pode transformar realidades na Atenção Primária; no campo acadêmico, ela contribui com evidências concretas sobre estratégias inovadoras de qualificação profissional no SUS, fortalecendo o debate científico nessa área; no campo social, aponta caminhos para que políticas públicas de formação continuada gerem impactos reais no cuidado à população, reduzindo desigualdades e promovendo um sistema de saúde mais eficiente e humanizado”, afirmou a doutora em Saúde da Família, Laianny Pereira.

Entre os resultados observados na pesquisa, está o destaque para o Programa de Educação Permanente em Saúde da Família (PEPSUS), desenvolvido pelo LAIS/UFRN, em parceria com o Ministério da Saúde,  que possibilitou a oferta de uma formação inovadora, mediada por tecnologia, alinhada às demandas reais da Atenção Primária à Saúde. O PEPSUS oferece cursos de extensão, aperfeiçoamento e especialização, buscando aprimorar a qualidade dos serviços prestados na APS.

A pesquisadora destaca o papel fundamental do LAIS na inspiração para o estudo, “tive a oportunidade de investigar uma experiência formativa inovadora, mediada por tecnologia, que impacta diretamente a qualificação profissional e a qualidade do atendimento na Atenção Primária; foi no LAIS que encontrei a estrutura e a inspiração para transformar ideias em pesquisa aplicada, alinhada às necessidades reais do SUS”, finaliza.

O resultados da tese ainda apontam que as ações do PEPSUS reduziram a mortalidade materna, melhoria no início do pré-natal, aumento no rastreamento de câncer de colo do útero, aumento da cobertura vacinal, além de, um maior fortalecimento das equipes de trabalho, e o reconhecimento por parte dos médicos da relevância da formação por tecnologia na sua prática e para a qualidade do cuidado com os pacientes.