Por Valéria Credidio – Assessoria de Comunicação do LAIS/UFRN (ASCOM/LAIS)

Em um acordo assinado pelas principais nações mundiais, até o ano de 2025 deverá ser implementado o sistema de saúde digital. A proposta, encabeçada pelo Organização Mundial de Saúde (OMS) está em andamento e sendo adaptada por cada país. No Brasil, a implementação tem prazo até 2028. Para falar um pouco sobre a experiência brasileira e, especialmente, do Rio Grande do Norte, o diretor do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), Ricardo Valentim, foi o convidado do Seminário Internacional em Estudos Globais, promovido pel Centro de Estudos Globais, da Universidade Aberta de Portugal, em Lisboa (CEG-Uab)

Em sua fala Valentim, que é pesquisador convidado do CEG-Uab, abordou a “Transformação digital na saúde global: a sua relevância e os seus impactos”. Além da contextualização histórica da proposta da OMS e da brasileira, o diretor do LAIS falou sobre as experiências vivenciadas no Rio Grande do Norte, principalmente durante o enfrentamento à pandemia de covid-19, com a criação de um ecossistema tecnológico que possibilitou a tomada de decisão de maneira mais ágil e precisa. “Com as diversas ferramentas criadas pelo LAIS em parceria com o governo do estado, o Rio Grande do Norte ficou entre os estados brasileiros com melhor desempenho no enfrentamento desta crise sanitária, com um dos índices mais baixos de óbitos registrados”. O palestrante ainda complementou: “O RN acelerou o processo de saúde digital para salvar vidas”.

Iniciativa Global
A nova iniciativa Global sobre Saúde Digital (com a sigla em inglês GIDH) foi lançada durante a reunião do G20, na Índia, em 2020, durante a reunião dos Ministros da Saúde da Cúpula dos 20 países mais influentes do mundo. A iniciativa funciona como uma rede e plataformas gerenciadas pela OMS, com o objetivo de reunir e harmonizar padrões, melhores práticas e recursos globalmente para acelerar a transformação do sistema digital de saúde.

No Brasil, optou-se por um caminho mais sólido com revisão da Política Nacional de Formação em Informática em Saúde, criada antes da iniciativa da OMS, e elaboração da Estratégia de Saúde Digital, com um plano de ação e monitoramento.

Centro de Estudos Globais
O Centro de Estudos Globais (CEG) da Universidade Aberta de Portugal é um centro novo criado em 2021 e tem como objetivo geral contribuir para a adequada compreensão dos processos e dinâmicas da globalização, focando-se nas relações complexas entre contextos locais, nacionais e internacionais, com o propósito de investigar para uma globalização de rosto mais humano e de contribuir para um desenvolvimento mais sustentável, em termos culturais, sociais, econômicos e ambientais.

O CEG-UAb conta com 253 investigadores (208 doutorados). Em mais uma ação de cooperação internacional e a convite da instituição portuguesa, 11 doutores, pesquisadores do LAIS, integram o Centro de Estudos Globais, atualmente.